Automóveis Titulo
Mazda lança sucessor do esportivo RX-7
Landa Xavier Moino
Do Diário do Grande ABC
20/02/2001 | 17:43
Compartilhar notícia


Em breve, a Mazda irá lançar o sucessor do esportivo RX-7, um dos mais tradicionais automóveis da marca controlada pela Ford. Trata-se do Mazda RX-8, veículo baseado no carro-conceito RX-Evolv (apresentado há dois anos em Tóquio) que a montadora japonesa mostrou no mês passado e pretende lançar em breve.

A primeira surpresa do RX-8, que já está em fase final de testes para se tornar um modelo de série, são as portas, tanto dianteiras e traseiras, que – sem coluna central – se abrem em sentidos opostos para facilitar o acesso aos quatro lugares.

Outro destaque fica por conta do motor de ciclo rotativo (Wankel), que possui dois rotores de formato triangular no lugar dos cilindros e pistões convencionais. São 250 cv de potência máxima a 8,5 mil rpm e 21 kgfm de torque a 7,5 mil rpm. A montadora adiantou, contudo, que há planos para ampliar a potência máxima para 280 cv a 9 mil rpm.

O ar de esportividade do veículo japonês fica por conta das rodas de 19 polegadas e da distância de entre-eixos, que tem 2,7 m. O modelo tem apenas 4,35 m de comprimento.

As inovações do conjunto mecânico também são interessantes: o modelo traz suspensões dianteira e traseira de braços duplos sobrepostos, direção com assistência elétrica, controle eletrônico e freios a disco ventilados. Além disso, o RX-8 tem câmbio automático de seis marchas, porém, com a opção de trocas seqüenciais.

Internamente, o console do Mazda RX-8 – oitavo modelo da série de esportivos RX – tem acabamento em alumínio, conta-giros e comandos com sensibilidade ao toque que, segundo a montadora japonesa, tem o objetivo de fazer com que o motorista não precise desviar o olhar da estrada para acioná-los.

O pacote de itens de segurança inclui controle de estabilidade, air bags frontais inteligentes e cortinas infláveis laterais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;