Nacional Titulo
Florianópolis ainda enfrenta problemas após blecautes
03/11/2003 | 23:55
Compartilhar notícia


Depois de uma semana marcada por interrupções no fornecimento de energia elétrica, a parte insular de Florianópolis ainda enfrenta problemas. No primeiro dia útil após os blecautes, os 300 mil moradores atingidos já têm água e luz nas residências, mas continua sofrendo com o caos no trânsito entre Ilha e continente, provocado pelo fechamento de duas pistas da ponte Colombo Salles, onde ocorreu o incêndio que rompeu as duas linhas de transmissão de energia, que passavam por um único local.

As duas pistas mantidas abertas na Colombo Salles recebem somente veículos leves. A maior parte do trânsito que sai da Ilha flui por duas pistas da ponte Pedro Ivo, com apenas duas pistas para o sentido contrário.

A travessia de um lado ao outro continuará complicada até que o Departamento de Infra-estrutura do Estado (Deinfra) conclua o laudo sobre a real situação da ponte e realize os trabalhos de reparo da parte afetada. É preciso também aguardar até que os técnicos da Pirelli e da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) reconstituam os cabos rompidos, o que deve demorar duas semanas.

A diretoria da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) vai contratar uma auditoria para realizar um laudo independente e recebeu nesta segunda-feira três representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estão na cidade em busca de mais informações para concluir a análise do caso e determinar as possíveis penalidades, que parecem inevitáveis.

"A informação que temos é que a Celesc fez uma manutenção bastante arriscada na linha, usando liquinho e solda em ambiente onde essa prática não é recomendada; a demora no restabelecimento da energia também nos causa estranheza", disse hoje a ministra de Minas e Energia, Dilma Rousseff.

O primeiro apagão começou perto das 13h de quarta-feira e o fornecimento foi retomado a partir das 11h de sexta-feira. Às 19h de sábado, fortes ventos causaram uma descarga elétrica na linha instalada provisoriamente e um novo blecaute, contornado quatro horas depois. Os moradores da Ilha ficaram mais uma vez sem energia na manhã de domingo, para que afastadores fossem colocados entre os cabos dessa linha provisória.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;