Nacional Titulo
Populaçao nao acredita na eficácia da Operaçao Cobra
Tabatinga
Da AFP
02/11/2000 | 21:22
Compartilhar notícia


Há um mês a Polícia Federal brasileira pôs em marcha a Operaçao Cobra (primeiras sílabas de Colômbia e Brasil), cuja eficiência para conseguir impedir a entrada de cocaína no país via aérea ou fluvial vem provocando ceticismo entre os moradores da fronteira.

Um total de 180 agentes federais foram mobilizados nos 1.644 km que separam o Brasil da Colômbia. De Tabatinga a Cucuí, povoado mais ao norte, entre Colômbia, Brasil e Venezuela, funcionam sete pontos de controle nos principais rios.

A Operaçao Cobra foi anunciada como um consistente sistema de defesa e repressao. No entanto, em Tabatinga, sua sede de operaçoes, a populaçao duvida muito de que possa interceptar nem sequer a metade das toneladas de cocaína que cruzam esta regiao anualmente. "Aqui há muita droga, é difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha vendido ou comprado cocaína", asseguram os moradores.

Os policiais federais já encontraram droga dentro de santos de cerâmica, em frascos de xampu, impregnada em roupas. Ouviram dizer que os índios recebem US$ 100 para transportar vários quilos de cocaína nas costas por alguns quilômetros em meio da selva para escapar destes controles.

A maioria das pessoas detidas sao moradores locais, movidos pela pobreza imperante ou pelo desejo de ganhar dinheiro fácil. Alguns nao sabem o valor do pacote que transportam, nunca ouviram falar da Operaçao Cobra, das FARC (Guerrilha)ou do Plano Colômbia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;