Economia Titulo Oportunidade
Comércio tem promoções de inverno com até 80% de desconto

Consumidores podem aproveitar ofertas das
lojas a região, que estão com estoques cheios

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
10/07/2015 | 07:30
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Neste período de inverno rigoroso, em que muita gente se vê com a necessidade de reforçar o guarda-roupa para não passar frio, lojistas da região apostam em liquidações, para tentar aquecer as vendas. Com até 80% de desconto nos produtos, os comerciantes tentam atrair os consumidores, nesse cenário de inflação em alta, juros em elevação e receios de perda do emprego.

Alguns centros de compras integram campanhas institucionais. É o caso do Shopping Metropóle, de São Bernardo, que participa da LiquidaInsana, que proporciona até domingo descontos em itens que vão de eletroeletrônicos, vestuário, calçados, livros, brinquedos e artigos para o lar, dentre outros. Outro é o ParkShoppingSãoCaetano, que realiza, de 17 a 26 deste mês a tradicional Liquidação do Lápis Vermelho, com divulgação de grande queima de estoques em estabelecimentos no complexo.

Segundo o superintendente do Metrópole, Fábio Deganutti, um dos objetivos da participação no LiquidaInsana é incentivar os lojistas a oferecer preços vantajosos para renovar seus estoques e ampliar o movimento de público, sobretudo nesta semana, de feriado (ontem foi o Dia da Revolução Constitucionalista).

Por sua vez, o gerente de marketing da Multiplan (dona do centro de compras de São Caetano), Rodrigo Peres, citou que o Lápis Vermelho é oportunidade para o consumidor adquirir produtos a preço mais acessível e também serve para incrementar o fluxo de visitantes nas férias de julho.

Além de ações institucionais, grande número de redes do varejo promovem suas próprias promoções, com ofertas em todos os shoppings da região para atrair os clientes neste período.

ATRATIVO - Ontem, muita gente tirou o dia de folga para ir aos centros de compras do Grande ABC e aproveitou as liquidações. O auxiliar de depósito Nilton Pereira, 45 anos, planejava só comprar um perfume. “Acabei pegando uma promoção e levei o perfume, uma loção pós-barba e um xampu”, contou. O assistente de planejamento Vagner Rodrigues, 35, de São Bernardo, também não resistiu às ofertas. “Eu nem ia comprar nada, mas está valendo a pena, comprei duas jaquetas e duas calças jeans”, citou.

O clima animou muitos lojistas. “No ano passado, tivemos a Copa (do Mundo de Futebol) e foi muito fraco. O frio está ajudando. No ano passado, só esfriou em agosto”, destacou Felipe Ribeiro, gerente de loja de moda masculina e feminina. “Está melhor que no ano passado, estamos vendendo bem”, disse Kássia Filgueiras, subgerente de estabelecimento de roupas e acessórios fashion.

PESQUISA - É importante que o consumidor pesquise e busque referências (por exemplo, verifique na internet) para saber se realmente os preços estão mais em conta e se vale a pena comprar nas liquidações, segundo especialistas. “Não adianta ter 70% de desconto se a pessoa não tem referências”, alertou o professor da FEA (Faculdade de Economia e Administração) da USP (Universidade de São Paulo) Nuno Fouto. Mas ele avaliou que, de fato, deve ter muitos produtos a preços interessantes, já que a economia está fraca e o varejo está com estoques elevados. “Só não se deve deixar levar pelo impulso, para não se endividar”, acrescentou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;