Nacional Titulo
Acidente durante manutenção deixa Florianópolis às escuras
Do Diário OnLine
Com AE
29/10/2003 | 23:01
Compartilhar notícia


A cidade de Florianópolis (Santa Catarina) está sem energia elétrica desde as 13h desta quarta-feira, por causa de um acidente ocorrido durante a manutenção de cabos da rede de alta tensão que abastece a ilha. A eletricidade só deve ser restabelecida nesta quinta-feira. Mais de 300 mil pessoas estão sendo prejudicadas.

A empresa Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) terá de explicar ainda nesta quinta à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) as causas da interrupção no abastecimento.

Cinco funcionários da Celesc faziam a manutenção do sistema nos cabos que passam sob a ponte Colombo Salles, que liga o centro de Florianópolis à parte continental. O botijão de gás que alimentava um maçarico usado pelos funcionários explodiu, causando um pequeno incêndio que acabou por romper o cabo de alta tensão que garante o abastecimento da ilha. Quando o cabo pegou fogo, dois dos funcionários se jogaram ao mar, mas foram resgatados em seguida.

Para resolver o problema, a Celesc vai passar um cabo entre as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo. As obras devem atravessar a madrugada. As escolas e faculdades de Florianópolis já cancelaram as aulas da manhã.

Todos os bairros da ilha ficaram às escuras. Nos três maiores hospitais, as cirurgias tiveram de ser suspensas e o atendimento de emergência ficou concentrado aos casos mais graves. Os hospitais públicos da cidade passaram a operar com geradores.

O trânsito ficou completamente caótico. A travessia de 15 minutos pela Colombo Salles chegou a passar de 1h, pois apenas duas pistas continuaram abertas ao tráfego. Na tentativa de reduzir a lentidão, duas faixas da ponte Pedro Ivo, com fluxo de trânsito do continente para a ilha, foram liberadas para quem vinha no sentido contrário. Com isso, as duas pontes ficaram congestionadas.

Além de explicar à Aneel as causas do acidente, a Celesc terá de esclarecer à agência reguladora as medidas que adotou para evitar a repetição de ocorrências dessa natureza.

A Aneel vai analisar as explicações da Celesc e poderá estabelecer penalidades caso fique constatado que houve negligência por parte da companhia. As punições previstas na Resolução Aneel nº 318/1998 vão de advertência a multa, de acordo com a gravidade da situação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;