Automóveis Titulo Serviço
Saúde dentro do carro

Conheça os detalhes da oxi-sanitização, processo que elimina bactérias e odores do interior do veículo

Oscar Brandtneris
Especial para o Diário
10/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Nem sempre damos a devida atenção ao que diz respeito a manutenção preventiva de nossos veículos. Temos o péssimo costume de nos preocupar apenas com cuidados que são visíveis aos olhos, como detalhes da carroceria, por exemplo. Mas é preciso lembrar que a nossa saúde também deve ser preservada. E, ao contrário do que muitos pensam, o interior do carro pode ser o território ideal para bactérias e fungos se desenvolverem.

Foi pensando nisso que a Volkswagen passou a oferecer em sua rede de concessionárias o serviço de oxi-sanitização. Trata-se de um processo que reduz de forma significativa fungos, bactérias e vírus. Além disso, o processo também é capaz de eliminar cheiros orgânicos, como tabaco e alimentos, por exemplo.

É simples: para fazer o procedimento, é colocado no interior do veículo um equipamento que absorve o oxigênio do ar e, por meio de uma descarga elétrica, produz moléculas de ozônio, atacando os fungos, bactérias, vírus e os odores. O aparelho fica 30 minutos dentro do carro – com os vidros fechados e motor ligado.

“É importante lembrar, também, de retirar os tapetes do automóvel, ligar o ar (condicionado) no máximo e na temperatura quente para realizar a secagem dos dutos. E após o término do processo, é importante deixar todas as portas abertas para que o cheiro do gás (que é liberado) saia, pois é muito forte e pode até fazer os ocupantes sentirem enjoo”, explica o gerente comercial da Original Veículos de São Bernardo, Rony Santos, que realizou o procedimento com a reportagem do Diário.

O aparelho utilizado no processo trabalha em duas potências. A de 50% é para carros menores e a de 100% serve para modelos de grande porte, como utilitários e picapes. O serviço, junto com a mão-de-obra, parte de R$ 190. O serviço dura entre 30 e 45 minutos e pode ser feito em qualquer modelo – independentemente de ser ou não da Volkswagen.

MAIS EM CONTA
E se você não possui essa grana por enquanto, há outros meios mais baratos para a realização da limpeza do interior do seu carro. Mais especificamente, o Limpa Ar-Condicionado Granada, da Rodabrill. É um spray que faz a higienização do sistema de dutos internos do ar, onde se acumulam ácaros e bactérias em geral. Ele ajuda também a manter limpo o filtro de pólen e todo o sistema de refrigeração do veículo. Custa R$ 21 (lata com 250 ml).

Neste caso, você mesmo pode fazer o procedimento, que é bem fácil. Com o carro ligado, vidros completamente fechados e sistema de ar acionado no modo de recirculação, basta posicionar o spray na posição vertical (logo abaixo da saída de ar do painel) e acioná-lo. Após o término do conteúdo da lata, é importante abrir as janelas e deixar o ar circular por cerca de dez minutos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;