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Faça um check-up antes de comprar um carro
Percy Faro
Do Diário do Grande ABC
30/01/2001 | 17:57
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Chegou o momento de comprar um automóvel, mas você quer decidir-se pelo modelo que melhor lhe convém sem palpites de amigos ou conversa de vendedor. Mas, como fazer isso se, para complicar ainda mais, você não entende muita coisa de automóvel? O problema tem solução sim, e ninguém precisa ser “piloto de testes” para avaliar um carro. Basta ter sensibilidade para sentir certas reações do conjunto mecânico e observar atentamente alguns detalhes principalmente do interior do veículo. Para não se arrepender mais tarde, siga o roteiro abaixo: 

 Conforto de suspensão — considere as características gerais deste item trafegando em estrada de concreto, asfalto ou outro piso similar em boas condições. Para se classificar bem, o veículo deve apresentar rodagem equilibrada, nivelada e macia - alguns transmitem sensação de “flutuabilidade” em estradas deste tipo, enquanto outros mostram firmeza em contato com o solo. Qualquer uma dessas duas condições são aceitáveis, dependendo do gosto do avaliador. 

 Desempenho – para resposta parcial do acelerador, considere a percepção da aceleração em pequenos aumentos de pressão sobre o pedal quando já estiver trafegando em marcha mais alta. A resposta com o acelerador todo acionado é sentida também na marcha mais alta, ou na troca de marchas (da mais alta para a mais baixa ou vice-versa), sem contudo ultrapassar a rotação do motor. Neste caso, considere principalmente o tempo e a distância para acelerar de 60 a 80 km/h – simule, inclusive, a ultrapassagem de outro veículo a 60 km/h. 

 Ruído/vibração/aspereza – considere o nível do ruído que ultrapassa a parede de fogo e entra no interior do veículo, analise a vibração do volante de direção, dos pedais, da alavanca de câmbio e do assoalho.  

Ruídos do escapamento – observe os ruídos atribuídos ao sistema de escapamento e que são afetados pela velocidade do veículo, rotação do motor e carga. Vale lembrar que alguns ruídos não são constantes e surgem a certos intervalos, provocados principalmente pelas mudanças do tipo de piso ou irregularidades na pista. 

 Transmissão/eixo – preste atenção no ruído normal da caixa de transmissão em acelerações e desacelerações em diferentes faixas de rotação. Verifique a transmissão no que se refere à vibração, aspereza ou ruído estranho. 

 Chassi e carroceria – também neste item, que se refere a impactos e ressonância, considerar as vibrações ao trafegar sobre irregularidades mínimas da pista, com rolagem uniforme. Trata-se de uma aspereza diferente de choques sentidos por meio da suspensão ou por trepidações. 

 Sistema de direção – a velocidade de resposta para o movimento lateral do veículo, em esterçamentos de pequena e média amplitudes, é outro ponto a ser avaliado. Alguns veículos têm sistema de direção muito rápido ou super-sensível, exigindo constantes correções por parte do motorista. Considere ainda a reação do volante em retornar à posição original após manobras em curvas, bem como o esforço para operar o volante.




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