Automóveis Titulo
Japoneses celebram a criatividade
Paulo Basso Jr.
Do Diário do Grande ABC
30/10/2001 | 18:09
Compartilhar notícia


O Salão do Automóvel de Tóquio, no Japão, aberto ao público na sexta-feira passada e que segue até 7 de novembro, mostra o que as montadoras pensam sobre o futuro dos automóveis. Isso porque, ao contrário dos demais salões realizados neste ano em todo o mundo, a 35ª exposição de Tóquio manteve sua tradição de exibir uma grande variedade de protótipos.

A maioria dos concepts apresentados pertence às montadoras japonesas. Uma das vedetes é o GSX-R/4, da Suzuki. Marcado na dianteira por um radiador generoso e pela suspensão dianteira de molas horizontais parecidas com as utilizadas em carros de corrida, o conversível carrega um pequeno propulsor 1.3 de quatro cilindros e 16 válvulas.

Capaz de gerar 175 cv de potência, o motor é emprestado da Suzuki GSX Hayabusa, uma das motocicletas mais velozes do mundo. O fato de contar com um propulsor de motocicleta dá ao GSX-R/4 características únicas. O carro trabalha em altas rotações. Seu torque máximo, de 14,1 kgfm, é obtido a 7 mil rpm. Capaz de atingir 220 km/h, o esportivo também traz visual futurista, inclusive no interior, onde imperam detalhes cromados.

Outro carro-conceito que chama a atenção dos japoneses é o Toyota Pod, projetado em conjunto com a Sony. O protótipo, apelidado de veículo emotivo, é capaz de rir, chorar e até medir a pulsação do motorista, graças a chips e sensores acoplados.

Como um bicho de estimação, o Pod também balança a antena do rádio quando o proprietário se aproxima e reconhece a distância que o motorista mantém de outros veículos – informações que memoriza para elogiar ou criticar o motorista após as manobras.

O estande da Toyota no salão também abriga o carro-conceito Rugged Sport Coupe (RSC). O veículo, um legítimo 2+2 com tração nas quatro rodas, reúne características de SUV (utilitário) e esportivo.

Um pouco mais próximo da realidade, o RX-8, da Mazda, é outro protótipo de destaque do salão japones. O esportivo, com capacidade para atingir 250 cv, traz um motor simples, de 1,3 litro, porém alimentado por um turbocompressor.

Entre os concepts europeus, o destaque fica por conta do Mercedes F400 Carving. Com visual futurista, o conversível traz uma suspensão que altera o ângulo de inclinação das rodas, o que amplia sua estabilidade nas curvas.

O destaque entre os carros comerciais é o Cruze, primeiro fruto da parceria entre GM e Suzuki. O veículo, um pequeno utilitário esportivo, será vendido no Japão com duas versões de motorização, 1.3 e 1.5.

A Nissan, com o esportivo Fairlady; a BMW, com o novo Mini, que tem motor brasileiro, da Tritec; e a Honda, com a nova geração do utilitário CR-V, completam a gama de lançamentos apresentados na terra do sol nascente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;