Economia Titulo
FMI deve ser abolido, segundo Milton Friedman
Do Diário do Grande ABC
21/01/1999 | 15:06
Compartilhar notícia


O Prêmio Nobel de Economia, o norte-americano Milton Friedman, criador da escola monetarista, se pronunciou quinta pela ``aboliçao' do Fundo Monetário Internacional (FMI), porque ``faz mais mal do que bem à economia mundial'.

Em artigo publicado nesta quinta pelo jornal Página/12 (progressista), Friedman, 86 anos, considerou que ``muitas das crises financeiras presentes foram produzidas pelo FMI'.

``O Fundo deve ser abolido: faz mais mal do que bem à economia mundial', afirmou o economista.

Friedman prognosticou que ``haverá mais crises no futuro' e assinalou que ``os governos no mundo estao fazendo o incorreto ao tratar dos fluxos de capitais. E o FMI é parte do problema, nao da soluçao'.

Ao se referir à atitude do Fundo em relaçao à crise no Brasil, disse que neste caso ajudou o maior sócio do Mercosul ``para insistir numa política de câmbio fixo, quando nao havia condiçoes para sustentá-la'.

``Se nao insistisse nesse caminho, o Brasil teria feito o ajuste antes e os custos seriam agora menores', afirmou.

Em seguida admitiu que a crise provocada no Brasil ``era inevitável' porque ``tinha o mesmo sistema monetário que teve a Argentina quando sofreu grandes problemas econômicos'.

``Tentar fixar a taxa de câmbio quando ao mesmo tempo se mantém um Banco Central independente, é uma receita para o desastre. Mas nao só no Brasil traz problemas: traz problemas na Inglaterra, na Tailândia, na Malásia e em muitos outros países', disse Friedman.

Considerou porém ``correta' a decisao do Brasil de estabelecer uma taxa de câmbio flutuante. Rechaçou a recente idéia do presidente Carlos Menem de ligar ao dólar as moedas dos países do continente.

``O sistema de conversibilidade da Argentina (peso igual a dólar) é equivalente à dolarizaçao', disse Friedman, que foi professor na Universidade de Chicago do atual ministro argentino da economia, Roque Fernández, e de vários de seus colaboradores.

Acrescentou que ``como norte-americano talvez eu seja a favor de dolarizar, mas se fosse argentino nao diria que é preciso dolarizar. Dolarizar é uma decisao extrema, muito dura'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;