Cultura & Lazer Titulo
Casa do Olhar sedia mostra
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
19/09/2011 | 07:55
Compartilhar notícia


Enquanto alguns carregam expressiva trajetória, outros dão o primeiro passo em contato com a linguagem. Guiados pela liberdade de criação, 22 artistas locais de diferentes gerações produziram litografias (gravuras que utilizam a pedra como matriz para reprodução sobre diferentes suportes), exibidas na mostra Caminho das Pedras, a partir de amanhã, às 19h, na Casa do Olhar Luiz Sacilotto (Rua Campos Sales, 414, Santo André. Tel.: 4992-7730).

Todas as obras resultam da oficina Ateliê de Litografia Colaborativa, coordenada pelo mestre impressor Roberto Gyarfi no ano passado. "Em todo momento, a liberdade do criar foi respeitada para que o artista pudesse expressar o que tivesse vontade dentro do que a linguagem permitia", explica Gyarfi.

Dessa autonomia, surgiram diferentes temáticas, como figuras humanas e paisagens, em formatos variados. Todas as produções, 22 individuais e uma coletiva, tiveram o papel como suporte. Cada obra está acompanhada da matriz. Para melhor entendimento do processo, os visitantes poderão conferir documentário que registra a oficina.

INSCRIÇÕES - Quem se interessa por artes visuais pode se inscrever em um dos três cursos oferecidos na Casa do Olhar. Ministrada por Cecil Ramos, a oficina fotografia envolverá ajustes de cor, luz e brilho às terças, das 18h às 21h, a partir do dia 27. Para participar, não é necessário levar câmera profissional.

Já a oficina Desenho de Observação, orientada por Célio Rosa, estimulará o aprendiz a descobrir o traço como meio de comunicação, expressão, conhecimento e cultura gráfica. As aulas serão oferecidas às quartas-feiras, das 14h às 17h, a partir do dia 28.

Outra opção é a oficina toy art, dedicada a segmento da arte pop contemporânea. Rafael Lucena apresentará técnicas de produção, materiais e formas de modelar bonecos durante os encontros aos sábados, das 13h às 16h, que têm início no dia 1º.

Os interessados precisam comparecer à Casa do Olhar, entre amanhã e sábado, das 10h às 17h, e apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;