Internacional Titulo
NYT: França deve ceder lugar no Conselho de Segurança à Índia
Da AFP
09/02/2003 | 20:28
Compartilhar notícia


A falta de "seriedade" da França no tratamento da crise iraquiana faz com que o país mereça perder seu lugar como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e seu direito de veto, afirma um artigo deste domingo do jornal New York Times, que sugere que a Índia deveria ocupar a vaga.

O autor do texto, Thomas Friedman, propôs que a França ceda seu lugar à Índia ao destacar que este país está muito mais povoado e mais aberto à realidade do mundo atual.

"A Índia é, na atualidade, muito mais séria que a França", afirma o escritor, que acrescenta que a "França não consegue ver que o mundo mudou desde o fim da guerra fria, mas a Índia sim".

Friedman argumenta que a Índia "é a maior democracia do mundo, a nação hindu mais extensa e a segunda maior nação muçulmana, e francamente é muito mais séria que a França".

Ele opina que a Índia "pode ser ambivalente sobre o início da guerra contra o Iraque", mas aceita sua ambivalência com honestidade.

A posição sobre o Iraque manifestada pelo ministro das Relações Exteriores da França, Dominique de Villepin, é "totalmente incoerente", diz o artigo, que destaca que a França pretende triplicar o número de inspetores de desarmamento porque reconhece que o Iraque não coopera plenamente com a missão da ONU.

"Porém, as inspeções não falharam pela falta de inspetores. Falharam pela falta de cooperação de Saddam Hussein, como a França sabe ", afirma.

"A França está tão ocupada com a necessidade de se diferenciar dos Estados Unidos para se sentir importante que se torna idiota", acrescenta Friedman.

Para o escritor, "se a França quer provar que é séria, se unirá aos Estados Unidos para impor uma data limite ao Iraque para que cumpra suas obrigações, e apoiará isso com uma segunda resolução da ONU que autorize o uso da força se o Iraque não cumprir a obrigação".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;