Nacional Titulo
RJ: dois bebês melhoram de infecçao hospitalar
Do Diário do Grande ABC
25/12/1999 | 17:25
Compartilhar notícia


Dois bebês internados em estado grave no Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth, na Praça XV, Centro do Rio, apresentaram melhoras nesta sexta e estao fora de perigo.

As crianças foram infectadas por uma bactéria ainda nao identificada e corriam risco de vida. Outras cinco nao resistiram esta semana e morreram.

O secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, anunciou que vai investir R$ 9,396 milhoes na ampliaçao de leitos neonatais no Rio e no interior e que, em três meses, haverá 202 novas vagas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, esta açao do estado faz parte de um acordo firmado há alguns meses entre a Prefeitura e o governo estadual para reduzir a superlotaçao das maternidades.

Na quarta-feira será aberta a licitaçao para compra de equipamentos destinados às unidades de tratamento intensivo de 14 maternidades dentro do programa para atendimento de gestante de alto risco, desenvolvido em convênio com o Ministério da Saúde.

Enquanto os novos leitos nao sao implantados, a secretaria estadual autoriza os municípios da Regiao Metropolitana a indicarem internaçoes de urgência em hospitais privados, mesmo que nao sejam conveniados ao Sistema Unico de Saúde (SUS). As despesas serao pagas pelas Prefeituras e pelo governo do estado.

Os resultados dos exames realizados no Hospital Municipal Souza Aguiar para detectar qual bactéria provocou as mortes dos recém-nascidos no hospital da Praça XV ficarao prontos na segunda-feira. Há suspeitas que seja a klebsiella, a mesma que infectou e matou crianças no Hospital de Bonsucesso nos últimos meses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;