De acordo com Joao Signorelli, analista de sistemas da Caixa, o projeto surgiu da necessidade de melhorar a comunicaçao já existente no Grande ABC. "O grande problema eram as sucessivas falhas de transmissao de informaçoes e dados que o sistema sofria, nos causando dor de cabeça", afirmou. Foram feitas pesquisas e testes pela Impsat com várias alternativas, inclusive soluçoes terrestres. Mas, a melhor alternativa foi o sistema via satélite.
Segundo Signorelli, o satélite foi a melhor alternativa para transpor qualidade à comunicaçao de dados. A soluçao da Impsat faz parte do Programa de Modernizaçao que a Caixa Econônica Federal vem desenvolvendo desde 1996. Assim, o banco vai ser beneficiado com a diminuiçao das filas nas agências, melhoria no atendimento ao cliente e será possível tornar mais eficiente a comunicaçao de dados entre as próprias agências bancárias da Caixa Econômica. "A Impsat está realizando um projeto emergencial, onde fará a implementaçao, o gerenciamento e a manutençao da rede na unidades da Caixa", esclarece o analista.
Inicialmente, a Impsat apresentou um projeto piloto em junho de 1998 na agência da Caixa de Mauá, utilizando a tecnologia via rádio, também conhecida como rádio enlace. No início, a curta distância de uma agência para outra poderia facilitar a comunicaçao.
Mas, a Caixa informou que, devido à topografia acidentada da regiao, a tecnologia começou a apresentar problemas e a soluçao para esse caso seria aumentar o número de pontos de recepçao de sinais, o que encareceria o projeto. No entanto, a soluçao via satélite já estava com sua execuçao em pleno andamento.
Implementaçao - De acordo com a Impsat, o sistema utilizado atualmente é baseado na tecnologia VSAT compartilhada com o protocolo TCP/IP. Isso gera rapidez e qualidade à comunicaçao entre as agências, beneficiando os clientes do banco. A primeira unidade a iniciar as operaçoes com satélite foi a agência de Sao Bernardo, em setembro do ano passado.
Até agora, a Caixa afirma que o sistema vem operando sem nenhuma interferência ou outro tipo de problema. A intençao da gerência do banco é implementar a nova tecnologia nos demais 22 pontos até abril. Para atender os seus clientes, a Impsat utiliza atualmente seis satélites, rede de microondas digitais de cinco mil quilômetros, circuitos em cabos submarinos internacionais e cinco mil estaçoes terrestres remotas para conectar seus clientes em toda a América Latina.
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