Política Titulo
Funcionalismo de Sto.André pressiona Câmara para ter reajuste
Alexssander Soares
Do Diário do Grande ABC
01/10/2003 | 20:51
Compartilhar notícia


O Sindserv (Sindicato dos Servidores Públicos) de Santo André vai pressionar os vereadores para tentar reverter a falta de reajuste salarial ao funcionalismo, previsto na peça orçamentária entregue pelo prefeito João Avamileno (PT) para 2004. A diretoria do Sindserv também não descarta organizar paralisações para forçar a administração a reabrir as negociações.

Os sindicalistas reivindicam a reposição salarial de 38,74%, índice acumulado desde abril de 1997, e pretendem sugerir aos vereadores a apresentação de emendas ao orçamento para aumentar o salário da categoria. A Prefeitura de Santo André aprovou no ano passado um projeto de lei reajustando o salário da categoria em 13,54%, repassando 7% em maio e 6,54% em novembro. O Sindserv entende que o índice de 38,74% já é calculado sobre o repasse dos 13,54% de 2002, quando a administração teria apenas descontado a inflação no período da data-base de abril de 2001 a 2002.

A Prefeitura de Santo André tem aproximadamente 8,3 mil funcionários, com piso salarial de R$ 470.

“Hoje, a correlação de forças com a administração não nos permite falar em greve. Mas, temos o instrumento das paralisações e podemos usar na hora certa. Podemos usar o desgaste político para forçar uma negociação”, disse o coordenador do departamento de formação de base de relações sindicais, Dário Felippe.

A Secretaria de Administração informou nesta quarta-feira que o reajuste da categoria não precisa estar na peça orçamentária de 2004, e que a postura do Sindserv pode ser “inapropriada” se considerado que o reajuste de 2002 não estava previsto no Orçamento do ano. A Secretaria de Administração também alega que o funcionalismo municipal foi beneficiado em 2001 com 6,68% na folha salarial, quando foi suspensa a redução da jornada de trabalho e a conseqüente diminuição do salário decidida em 1997.

O Sindserv também vai aguardar um retorno dos representantes da Prefeitura sobre um abaixo-assinado entregue em agosto, pedindo a reabertura das negociações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;