Mattar disse que ainda nao há uma definiçao do governo sobre a implementaçao de um programa nacional de renovaçao de frota de veículos, que seria uma forma de manter mais postos de trabalho. Segundo o secretário, o Ministério do Desenvolvimento ainda aguarda uma manifestaçao da Associaçao Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e dos trabalhadores no setor sobre o aumento de demanda de carros que o programa geraria, além dos benefícios ambientais e da reduçao de acidentes. Esse aumento de demanda, segundo ele, é essencial para que a renúncia fiscal (reduçao de IPI) do governo, a ser ocasionada pelo programa, possa ser compensada.
Hélio Mattar informou, também, que o governo brasileiro espera concluir com a Argentina um acordo sobre o regime automotivo do Mercosul, nos próximos dias 6 e 7, para quando está prevista a reuniao de ministros do bloco, em Montevidéu, seguida de da reuniao de cúpula (presidentes dos países-membros) no dia 8. O ponto principal de discordância, segundo ele, é o fato de a Argentina nao abrir mao do controle sobre superávits na balança comercial de veículos e autopeças entre os dois países.
Mattar disse que, se nao houver acordo, a partir de 1º de janeiro do próximo ano entrará em vigor a Tarifa Externa Comum (TEC) de 35% praticada pelo Brasil para terceiros países (fora do Mercosul) e de 11,6%, em média, para autopeças, que entao também se aplicaria às importaçoes desses produtos da Argentina.
Por seu turno, a Argentina passará a cobrar um imposto de importaçao de 33,5% para veículos e de 2,5% para autopeças. Mattar reafirmou, além disso, que, se a Argentina obtiver uma prorrogaçao do seu regime automotivo junto à OrganizaçaoMundial do Comércio (OMC), como está pretendendo, o Brasil romperá o acordo do regime automotivo que espera concluir no âmbito do Mercosul.
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