D+ Titulo
Entenda o que são algumas doenças respiratórias
Marcela Munhoz
Do Diário do Grande ABC
23/10/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


O corpo é uma máquina e só funciona bem se todos os órgãos cumprem seu papel. O coração só bombeia o sangue depois que este é enriquecido com oxigênio, captado pelas vias respiratórias. Se há dificuldade ou bloqueio na passagem de ar, tudo se complica.

Às vezes, só damos a devida importância a um movimento involuntário do corpo, como a respiração, quando alguma coisa atrapalha o fluxo natural. E pode ser desde uma alergia a pelo de cachorro até invasão por um vírus. O organismo sente que existe algo errado e reage. O espirro é um exemplo simples de uma resposta imediata do corpo. É sinal de que algo o irritou e precisa ser expulso.

Doenças respiratórias, como rinite, sinusite, bronquite, pneumonia, asma, entre outras, podem ser tratadas. Basta saber como fazer. Confira respostas sobre o assunto. A consultoria é do pneumologista Rafael Stelmach, presidente da Iniciativa Global contra a Asma:

Quais as diferenças entre rinite e sinusite?

A rinite é uma reação alérgica, que pode ser causada por poluição, poeira, produtos químicos e pelos de animais. Neste caso, a mucosa (pele que reveste partes internas do corpo) das cavidades do crânio inflama. Acontece um inchaço, o nariz entope e produz coriza (líquido transparente que não para de escorrer). Já na sinusite rola inflamação e acúmulo de secreção amarela ou esverdeada no nariz e seios faciais (cavidades nos ossos das maçãs do rosto e testa), causada por bactérias.

E entre bronquite e pneumonia?

A bronquite é a inflamação dos brônquios, tubos que levam o ar da traqueia até o pulmão. A bronquite deixa os brônquios contraídos e cheios de secreção, e a pessoa tosse muito. Existem dois tipos: a aguda e a crônica. A primeira é causada por vírus ou bactérias, na segunda a pessoa não consegue eliminar a secreção acumulada e tosse vários dias do mês durante anos. O principal motivo é o cigarro. Já a pneumonia é causada pela inflamação dos pulmões e é provocada por bactéria, vírus ou fungos.

O que é asma?

É uma inflamação alérgica que provoca o estreitamento dos brônquios e bronquíolos, dificultando a passagem do ar. Quando os bronquíolos inflamam e soltam secreção ‘fecham o pulmão' aumentando o problema respiratório. A asma é um ‘defeito de fabricação' no DNA (já nasce com a pessoa) que faz com que o organismo dê uma resposta exagerada ao contato com agentes externos, como produtos, poeira, poluição e pelos de animais. É diferente de uma bronquite aguda ou gripe porque vai e volta, e não tem cura.

O que se sente durante uma crise de asma?

Parece que alguém está abraçando tão forte que os pulmões ficam completamente fechados. Além do aperto no peito, a pessoa também apresenta falta de ar, chiado, cansaço e, se tiver crise de rinite junto, espirros, coceira no olho e tosse. Em geral, as crises acontecem à noite ou nas primeiras horas do dia, e a rinite piora antes da asma.

O que são as famosas bombinhas?

São medicamentos em spray usados por asmáticos e pessoas com dificuldades respiratórias. Quando o remédio de dentro das bombinhas é inalado pela boca, vai direto para os pulmões. O medicamento pode ser um broncodilatador, que ajuda a ‘abrir' o pulmão, ou anti-inflamatório que desentope os brônquios, facilitando a respiração. O problema é que a inflamação não cura e a doença continua. Por isso, deve-se manter um tratamento contínuo em casos em que as crises acontecem mais de uma vez por semana.

Pode praticar exercício?

Sim. É um mito dizer que exercícios físicos pioram as doenças respiratórias. O que acontece é que quando a pessoa está em crise, é impossível praticar qualquer exercício. Com controle dá para ser até atleta.

Por que a respiração piora com a mudança de tempo?

Com o clima seco há mais poeira. Os olhos, boca e nariz ficam ressecados, e pulmões e vias respiratórias sensíveis. Nos asmáticos, os agentes pioram a inflamação e causam crises.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;