Economia Titulo
CPFL e White Martins assinam contrato de fornecimento de energia
Do Diário do Grande ABC
04/02/2000 | 15:28
Compartilhar notícia


A Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e a White Martins assinaram quinta, no Rio de Janeiro, o primeiro contrato no País de compra e venda de energia elétrica e de conexao e uso do sistema de distribuiçao na modalidade "consumidor livre". Pelo contrato, a CPFL passará a distribuir energia elétrica a partir de dezembro deste ano para a nova unidade da White Martins que está sendo construída em Americana, com investimentos de US$ 30 milhoes.

A principal cliente da White Martins, em Americana, é a Goodyear, fabricante de pneus. O contrato foi possível por causa das novas regras que permitem ao consumidor escolher de quem comprar energia elétrica, respeitando os parâmetros de qualidade definidos pelo cliente e pela Agência Nacional de Enérgia Elétrica (Aneel).

A partir de julho deste ano serao considerados consumidor livre aqueles com demanda igual ou maior do que 3 MW por mês e tensao igual ou superior a 69 Kw. A White Martins foi a primeira empresa no País a abrir licitaçao para aquisiçao de energia e recebeu propostas de pelo menos 15 concorrentes . A tarifa oferecida pela CPFL, e que acabou saindo como a vencedora é mantida em sigilo. Para atender a White Martins, a CPFL terá que investir R$ 400 mil na construçao de um ramal de 138 Kv para atender a demanda de 14MW da nova fábrica de gases atmosféricos da White Martins, que terá capacidade de produçao de 400 tpd, a partir de dezembro.

"O novo modelo de compra e venda de energia permite a realizaçao de um contrato bilateral entre as partes, com preços e condiçoes de fornecimento de energia diferenciados. Caberá às concessionárias incrementar cada vez mais o atendimento aos clientes cativos e trabalhar em busca de novos parceiros", disse o diretor Comercial da CPFL, Oswaldo Feltrin.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;