Economia Titulo
Polo de Noivas investe em rede social
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
17/02/2011 | 07:11
Compartilhar notícia


A utilização de redes sociais por empreendedores para impulsionar os negócios é tendência mundial. Exemplo disso é o trabalho de técnica de análise de redes sociais (social network analises) que a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) desenvolveu para estudar as relações entre os 88 integrantes do Polo de Noivas.

Formalizado no fim de 2008 e começo de 2009, o polo garantiu parcerias e bons negócios para as empresas parceiras. E, quando procurado pela USCS para participar do estudo, não poupou esforços para tentar dinamizar ainda mais a associação. "O polo é inovador e agrega 20 setores que vão desde dia da noiva, passando por decoração, roupas, convites até foto e filmagem. A USCS analisou o relacionamento dentro do polo da noiva, pois parte-se do pressuposto de que todos deveriam se conhecer e indicar uns aos outros para manter o consumidor dentro da associação", explica Ana Cláudia Banin, analista de projetos e gestora do centro comercial.

Das 88 empresas, 53 responderam ao questionário feito pela universidade e conheceram ontem o resultado. "Este estudo pode agora contribuir para identificar ações que visem a melhoria das relações do grupo, buscando ações conjuntas. A interação e a integração são importantes para que eles atinjam seus objetivos. A união faz a força.", conta o professor do programa de mestrado e doutorado em administração da USCS Marco Antonio Pinheiro da Silveira. A pesquisa foi feita juntamente com o professor Milton Farina.

O professor destaca que, apesar de ter registrado boa dinâmica do grupo, alguns serviços específicos ainda estão mais distantes das empresas participantes do polo. "Se eles estão dispostos a trabalhar de forma integrada e conjunta é importante que verifiquem as lacunas que existem e procurem eliminar isso", diz.

"Notamos, por exemplo, que as duas categorias mais presentes são bufês e fotografia, são 19 bufês e 22 empresas de foto. No entanto, as companhias de foto e filmagem ainda estão mais distantes das outras e, a partir disso, vamos trabalhar para aproximar empresas."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;