Internacional Titulo
Parlamento da Geórgia aprova retirada do país da CEI
Das Agências
26/08/2002 | 18:48
Compartilhar notícia


O parlamento da Geórgia aprovou nesta segunda-feira uma resolução que prevê a retirada do país da Comunidade de Estados Independentes (CEI, formada por países que pertenciam à extinta União Soviética, com exceção dos Estados Bálticos). O serviço de imprensa do parlamento anunciou que a medida é um "protesto contra os bombardeios russos em território georgiano".

Além da saída da CEI, os deputados pediram a evacuação imediata das bases russas na Georgia, a retirada das forças russas de interposição na república separatista da Abkhasia e o aumento do orçamento militar.

Para que entre em vigor, a resolução deve ser promulgada pelo presidente georgiano, Eduard Chevardnadze, o que parece pouco provável.

Aparelhos não identificados procedentes do território russo, segundo observadores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE), violaram o espaço aéreo georgiano na sexta-feira e bombardearam um setor dos desfiladeiros de Pankissi, causando pelo menos um morto.

Como em ocasiões anteriores, Moscou negou que tivesse realizado uma intervenção desse tipo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;