Internacional Titulo
Soropositivas da Rússia terão concurso de beleza exclusivo
Da AFP
28/11/2005 | 17:03
Compartilhar notícia


Um concurso de beleza em que nem todas as mulheres poderão participar. A Rússia pretende organizar um evento que escolherá a mulher portadora do vírus HIV mais bela. Segundo Gennady Onishchenko, chefe dos serviços de saúde russo, o concurso deseja mudar a opinião pública e demonstrar que mulheres soropositivas são mulheres como quaisquer outras.

"Pode parecer uma idéia ridícula e alguns podem atacá-la, dizendo ser uma brincadeira de mau gosto, mas por que não deveríamos ter um concurso para mulheres soropositivas?", questionou, durante entrevista coletiva.

Para Onishchenko, portadores do vírus HIV devem viver em sociedade como qualquer outro cidadão. “Assim como vivem pessoas com hepatite B e outras doenças”, acrescentou.

Cerca de 100 pessoas são infectadas diariamente com vírus na Rússia. Os últimos números oficiais mostraram que 335.790 pessoas tiveram exames positivos para HIV entre 1987 e novembro deste ano. Dos infectados, 1,7 mil são crianças com menos de 14 anos.

Mais de 70% dos casos são atribuídos ao uso de drogas injetáveis. Em 2001, a taxa de soroposotivos no país era de 121 para cem mil, enquanto estima-se que no fim deste ano terá dobrado, chegando a 231 para cem mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;