Internacional Titulo
Chávez: galinhas cubanas são melhor tratadas que negros de N.Orleans
Da AFP
25/09/2005 | 13:01
Compartilhar notícia


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sugeriu que as galinhas cubanas recebem melhor tratamento das autoridades que os negros na cidade de Nova Orleans (sul dos Estados Unidos), devastada e inundada pelo furacão Katrina.

"Em Cuba, quando sabem que vai chegar um furacão, todos os frangos, galinhas e pessoas são evacuadas", disse Chávez em entrevista publicada neste domingo pelo jornal Washington Post e pela revista Newsweek.

"Um furacão destruiu recentemente muitas cidades cubanas, mas nem uma única pessoa morreu porque ali não havia ninguém. O governo preparou seu povo e o levou para refúgios, enquanto nos Estados Unidos deixaram os pobres sem proteção, especialmente os negros", afirmou.

O governo americano foi alvo de duras críticas pela falta de previsão e lenta resposta ao Katrina, que castigou a costa de Luisiana, Mississipi e Alabama em 29 de agosto, deixando um saldo provisório de 1.075 mortos, grande destruição e 80% da cidade de Nova Orleans — de maioria da população negra — inundada.

O governo Bush e as autoridades locais foram acusados de não fazer um plano de completa evacuação antes da chegada do furacão e de não oferecer transporte aos moradores pobres de Nova Orleans, cuja maioria não possui carro.

O presidente venezuelano, que ofereceu assistência aos Estados Unidos com a tragédia, qualificou de "horrível" a situação. "Tenham cuidado com o governo que têm", advertiu, destacando que os EUA têm "um governo com tanto poder que pode iniciar uma guerra e desestabilizar um país, mas não se preocupa com o seu próprio povo".

Chávez reiterou sua descrição dos Estados Unidos como "um império", que tem "um governo terrorista" que é "uma ameaça para a humanidade".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;