Nacional Titulo
Técnicos da Petrobras e da Marinha vistoriam plataforma P-34
Do Diário OnLine
17/10/2002 | 17:00
Compartilhar notícia


Técnicos da Petrobras vistoriam nesta quinta-feira a plataforma P-34 Prudente de Moraes, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, e finalizam os trabalhos de estabilização da unidade, junto com técnicos da Marinha e da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Serão analisados sistemas e equipamentos para coletar informações para a investigação do acidente — a caixa-preta da embarcação já foi enviada para especialistas.

Segundo a Petrobras, a inclinação da unidade é de 5 graus e não há mais risco de naufrágio. A estatal explicou que a plataforma pode ser considerada estabilizada, já que inclinações maiores que a atual podem acontecer por causa do vento e das marés. Não serão feitas novas medições.

A P-34 adernou no último domingo na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, após pane elétrica (ocorrida por motivos ainda desconhecidos). A pane impediu que as válvulas que interligam os tanques de armazenamento de óleo fossem fechadas, causando o acúmulo de 11 milhões de litros de óleo no lado esquerdo da embarcação, desequilibrando-a.

No domingo, a inclinação registrada foi de 32 graus. Para evitar o naufrágio, a Petrobras bombeou água do mar em dois tanques vazios localizados ao lado oposto da inclinação, injetando, ao todo, 6,5 milhões de litros de água no navio-plataforma.

Na noite desta quarta foi reestabelecido o fornecimento de energia. A Petrobras declarou que foi consertado um gerador, que acionou o sistema de iluminação da P-34.

Os técnicos pretendem descobrir agora se houve falha humana ou mecânica no acidente.

Multa - A Petrobras terá até quarta-feira da próxima semana para apresentar os certificados de licenciamento ambiental de todas as suas plataformas da bacia de Campos para o governo do Estado do Rio. A empresa ainda pode ser multada pela Secretaria do Meio Ambiente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;