Nacional Titulo
Chefe do Ibama denuncia fraude em plano de manejo
Do Diário do Grande ABC
20/02/2000 | 17:12
Compartilhar notícia


O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Pará, Paulo Castelo Branco, abriu sindicância administrativa para apurar o envolvimento de quatro servidores, três deles do alto escalao do órgao em Belém, na aprovaçao de um plano de manejo para a extraçao de 124 mil metros cúbicos de madeira em três mil hectares da fazenda Sao Romualdo I, pertencente ao madeireiro Mifibosete Reis dos Santos. O tamanho da área a ser explorada equivale a 3 mil campos de futebol. Castelo afirma que a fazenda e o madeireiro nao existem. "Cheque o nome do madeireiro na polícia e na Receita Federal."

Eles foram criados apenas para legalizar madeira roubada de outras áreas". Para aprovar um plano de manejo, acrescenta, o Ibama leva no mínimo dez dias. "O processo deu entrada no protocolo do Ibama em Belém no dia 20 de outubro do ano passado e, já no dia seguinte, 21, estava totalmente pronto e assinado, inclusive com vistoria, parecer jurídico e todos os procedimento técnicos."

O plano foi assinado pelo entao superintendente-adjunto do órgao, José Maria Gadelha. Castelo ressalta que tudo foi feito durante sua ausência de Belém. "E nao tiveram nem a dignidade de me comunicar o fato depois de meu retorno. Fui descobrir tudo agora, quase no final de fevereiro, depois de receber uma carta anônima."

Além de Gadelha, serao ouvidos no inquérito administrativo o procurador Joao Belém, o diretor da Divisao Técnica, Antonio Lima Redig, e o chefe do posto fiscal do órgao no município de Dom Eliseu, Lúcio Henrique Bentes Nogueira.

Dos quatro citados por Castelo, apenas o ex-superintendente José Maria Gadelha foi encontrado neste domingo para responder às acusaçoes. Os demais nao foram localizados. "O projeto estava todo legal e eu o assinei", disse Gadelha.. "Ele já havia sido analisado pelo departamento jurídico. Um projeto aprovado nao quer dizer que seja liberado."

Ele disse estar sendo perseguido por Castelo, que "nao entende nada de Ibama". E acrescentou: "Eu era da confiança dele. Nao quis mais ficar como substituto. Ando cansado de ver o Castelo querendo denegrir a minha imagem e a do Paulo Koury (ex-superintendente). Agora veja quem é o Gadelha e veja quem é o Paulo Castelo."

Gadelha e Redig estao sendo processados na Justiça Federal por aprovarem plano de manejo da madeireira Cemex, em que aparece como dono da terra Carlos Medeiros, apontado pelo governo do Pará como "fantasma". Ele seria proprietário de mais de 10 milhoes de hectares de terras da Uniao Federal e do Estado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;