Nacional Titulo
Termina rebelião em Bangu, Rio de Janeiro
Do Diário OnLine
23/10/2002 | 14:15
Compartilhar notícia


Os detentos que se rebelavam desde a noite desta terça-feira na Casa de Custódia Jorge Santana, em Bangu, Rio de Janeiro, libertaram os dois sargentos que eram mantidos reféns. A rebelião terminou depois que os negociadores permitiram a entrada da imprensa na unidade.

Os rebelados pediam a transferência de presos e reivindicaram a presença de um representante do Conselho da Comunidade. O policial que comandava as negociações disse que a transferência não seria atendida, já que o local tem capacidade para 500 presos e abriga 496.

Segundo informações do Comandante Geral da Polícia, coronel Francisco José Braz, o motim foi originado depois de uma tentativa frustrada de fuga. Braz informou que os detentos possuíam uma pistola da Polícia Militar e duas armas feitas artesanalmente com papelão e alumínío.

Será realizada na tarde desta quarta a operação pente-fino para verificar se há mais armas no presídio. Uma sindicância foi aberta para investigar como uma pistola PT-380 entrou na unidade e se houve conivência policial para a entrada das armas no local.

A arma que estava em poder dos presos pertence a um sargento da Polícia Militar. De acordo com o Braz, o policial vai passar por um processo administrativo.

O comandante Braz disse que os reféns passam bem e que não houve quebra-quebra na casa de detenção.

A governadora Benedita da Silva comentou que a rebelião desta quarta faz parte de um processo natural, no qual o governo vem combatendo o crime organizado. Durante solenidade para a assinatura do decreto que cria o Fundo Estadual de Cultura, Benedita disse que sua equipe está atenta a novas rebeliões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;