Cultura & Lazer Titulo
Festa das artes no CCBB
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
07/09/2001 | 18:03
Compartilhar notícia


Com a apresentação de Balanço, peça de Samuel Beckett (1906-1989) interpretada por Nathalia Timberg, adiada para domingo, o Projeto Felizes para Sempre envolve teatro, música, artes plásticas, performance e palestras. A abertura da exposição, no entanto, foi mantida para este sábado, às 12h.

O Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, recebe esse pacote artístico, que se estende até 7 de outubro. A criação e a direção geral do projeto são dos irmãos Adriano e Fernando Guimarães, diretores de teatro acostumados a integrar diferentes linguagens artísticas.

A questão da memória e quatro textos de Beckett amarram o evento. “Não há uma correlação direta, mas Beckett fala de ícones comuns, como a luz, o jogo palavra-silêncio, a memória construída. Não queremos fazer plasticamente Beckett, mas dialogar com ele”, diz Fernando.

O projeto se solidificou quando os diretores descobriram objetos pessoais e profissionais do avô que não conheceram guardados pela avó. “O quarto era quase um santuário, havia ali o resumo de uma vida. É como construir uma pessoa a partir das coisas dela”, diz Fernando.

Dias Felizes leva a São Paulo Vera Holtz e William Ferreira. “Beckett construiu uma mulher que precisa das coisas do cotidiano para se manter viva”, conta Fernando. Jogo e Ir e Vir têm o mesmo elenco: Catarina Accioly, Dora Wainer e Miriam Virna. Metrônomos, composição de José Miguel Wisnik, soma-se à atuação de Nathalia em Balanço. “A peça musical está integrada a Balanço, mas são independentes”, afirma Fernando.

Três instalações (Abrigos, Chapéus e Paisagens) formam a exposição. Casacos de manga longa compõem Abrigos, que põe em xeque a acomodação do ser humano. “Ao mesmo tempo em que abrigam, eles impedem o movimento, cerceiam a liberdade”, diz Fernando. A performance de Alessandro Brandão liga as peças à exposição.

“Preferimos trabalhar na fronteira entre linguagens, o que permite extrapolar limites”, diz Fernando. “Não é uma concepção inédita, não estamos propondo revolução nenhuma, mas assim podemos ousar um pouco mais”, afirma. Os irmãos receberam o prêmio Shell de Teatro em 1996 por Dorotéia, de Nelson Rodrigues.

Felizes Para Sempre – Evento multidisciplinar. Abertura: sábado, às 12h. Exposição: ter. a dom., das 12h às 18h30, até 7/10. Teatro: Balanço (sábado, às 12h), Dias Felizes (sex. a dom., às 18h30, de 13/9 a 7/10) e Jogo e Ir e Vir (qua. e qui., às 18h30, de 26/9 a 4/10). Palestras: Corpo, Objeto, Corpo, com Helena Katz (19/9, às 18h30), Por Entre as Coisas, com Agnaldo Farias (20/9, às 18h30), Metrônomos, com José Miguel Wisnik (26/9, às 19h30), e Sobre o Armário e Seus Vazios, com Marília Panitz (4/10, às 19h30). No Centro Cultural Banco do Brasil – r. Álvares Penteado, 112, São Paulo. Tel.: 3313-3600. Entrada franca, exceto para Dias Felizes (R$ 15) e Jogo e Ir e Vir (R$ 6).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;