Política Titulo
Lula usa UFABC como
palanque de candidatos
Fábio Martins
do Diário do Grande ABC
17/09/2011 | 07:37
Compartilhar notícia


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu início ontem à corrida eleitoral no Grande ABC, formando palanque em cerimônia realizada em Santo André para os candidatos petistas da região em 2012. O ato, que reuniu caciques do PT, marcou os cinco anos de fundação da Universidade Federal do ABC. Nas referências manifestadas no palanque, a luta do PT para a instalação da unidade se tornou a tônica. A presença de Lula nas atividades da UFABC sempre teve tom eleitoral (leia mais ao lado).

O ex-presidente foi homenageado como o maior incentivador da universidade, inaugurada em 2006. "Decidimos fazer revolução, pois só aqui não tinha. É um marco e tenho orgulho de ter diploma de torneiro mecânico enquanto outros presidentes com universidade acharam que atender apenas 30% da população (classe A e B) seria suficiente."

A ofensiva petista no Grande ABC está constituída para dar musculatura eleitoral aos postulantes da sigla. Atos políticos com o ex-presidente, ministros e ex-ministros farão parte da programação para arregimentar força na tentativa de consolidar o cinturão vermelho no ano que vem. A proposta é propiciar capilaridade de votos aos nomes que estão à frente da disputa nas principais cidades da Região Metropolitana, como Santo André, São Bernardo, Guarulhos e Osasco.

O grau de prioridade poderá ser constatado nas visitas constantes de caciques do primeiro escalão do governo Dilma Rousseff (PT). Na segunda-feira está marcada agenda com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que terá homenagem na Associação Comercial e Industrial de Santo André e depois estará no diretório petista. O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, é outro que cumprirá papel na pré-campanha. Em 2012, por sua vez, Lula receberá título de cidadão andreense dia 15 de fevereiro.

 

Os principais pupilos políticos de Lula acompanharam de camarote a cerimônia na UFABC: o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o deputado estadual e pré-candidato único do PT de Santo André, Carlos Grana, e o ministro da Educação, Fernando Haddad, que briga pela indicação para ser postulante na Capital.

O deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), outro homenageado no ato, fez questão de dividir com Grana o prêmio. "O hoje deputado saia nas fábricas pegando abaixo-assinado. Dizendo naquela época (década de 1980) que isso (instalação da unidade) poderia ser realidade."

Para Lula, Grana é espelho de Haddad

Dando destaque ao clima pré-campanha, o ex-presidente Lula brincou sobre a condição dos pré-candidatos petistas. Lula disse que o ministro da Educação, Fernando Haddad, nome preferido do petista para disputar a eleição na Capital paulista, deve aprender com o deputado Carlos Grana (PT), candidato ao Paço de Santo André em 2012. Isso porque o PT local alcançou na terça-feira a unidade em torno do parlamentar.

Segundo Grana, um pouco antes do evento, Lula comentou: "Haddad, se aconselha com esse menino (Grana), que aqui conseguiu ser candidato único por consenso do PT." Em São Paulo, porém a situação, por enquanto, é bem diferente. Há outros nomes fortes na corrida, como a senadora Marta Suplicy. O que deve pesar para demover a possível prévia é a predileção de Lula.

Como o ex-presidente saiu do ato na UFABC sem falar com a imprensa, Grana contou como se deu o reencontro com o padrinho político. O deputado enfatizou que Lula o parabenizou por conquistar a viabilidade interna. "Ele manifestou felicidade com o resultado. Só pediu para combinar com a população, pois sabemos que foi só o primeiro passo."

Além do ex-presidente, outro petista destacado na cerimônia foi o ex-deputado federal Luiz Carlos da Silva (PT), o professor Luizinho, que encabeçou a luta pela universidade, mas atualmente, fora do Congresso, garante que será cabo eleitoral de Grana. "Ele é o candidato do diretório, dos prefeitos da região e do Lula", sustentou. "Agora vamos retomar o projeto do PT, que foi destruído pelo prefeito (Aidan Ravin - PTB). Espero que ele tenha consciência de que se fizer comparação entre os governos a pá de cal está encomendada."

Protesto - O evento também ficou marcado por manifestação de professores e estudantes, que reivindicavam reajuste salarial e pediam que 10% do Produto Interno Bruto fossem investidos na Educação, o que causou saia-justa principalmente em Haddad. O ministro discursou por apenas cinco minutos incomodado com o protesto. "São do PSTU e Psol."

Atos da UFABC sempre marcaram tom eleitoral

A Universidade Federal do ABC sempre proporcionou tom eleitoral nas presenças de Lula. Em todas as referências, o petista projetou o processo sucessório, elencando o lançamento da unidade como uma das principais realizações do governo federal para a região.

Ontem, Lula cobrou que prefeitos locais invistam na Educação para que mais jovens da região ingressem na UFABC. "Atualmente, só 37% são da região. Se prefeitos quiserem (melhorar índice), precisam preparar os jovens."

Com clima de comício, no fim de seu primeiro mandato, em 2005, Lula fez o lançamento da pedra fundamental da universidade. Depois de conquistar a reeleição, Lula, em 2007, determinou a antecipação do fim das obras do campus em Santo André para 27 de setembro de 2008. A data era apenas oito dias antes do primeiro turno das eleições municipais. A previsão inicial era de que o complexo educacional estivesse concluído em março de 2009.

No ano do pleito local, o ex-presidente pisou em duas oportunidades em terreno da universidade. Na primeira vez, o petista cobrou agilidade nas obras. Mesmo em curso, no mês de agosto - três meses após começo das aulas dos primeiros alunos -, Lula veio à cidade para inaugurar o bloco B da unidade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;