Economia Titulo
Schroeder quer cancelar dívidas de países pobres
Do Diário do Grande ABC
21/01/1999 | 13:39
Compartilhar notícia


O chanceler Gerhard Schroeder exortou as principais naçoes industrializadas e a Rússia a apoiarem um plano de cancelamento de dívidas para os países mais pobres quando estiverem na reuniao de cúpula de junho próximo, na Alemanha.

Os líderes do Grupo dos Sete principais países industrializados e da Rússia ``deveriam dar um claro apoio aos países mais pobres' na reuniao de Colônia, escreveu Schroeder em artigo hoje publicado pelo Financial Times.

O chanceler também sugeriu que o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional ampliem o atual programa de ajuda para dívidas já existentes de países pobres, segundo o qual as naçoes devedoras devem iniciar um programa de recuperaçao e reformas econômicas para que suas dívidas sejam perdoadas.

Mas alguns países poderia requerer uma ajuda adicional para enfrentar seus problemas econômicos, acrescentou Schroeder, e por isso os países credores que integram o Clube de Paris deveriam considerar o cancelamento total dos créditos comerciais e empréstimos ``em casos excepcionais'.

Desse modo, os países que recebam o perdao de suas dívidas poderiam usar os fundos assim obtidos em projetos para combater a pobreza', escreveu Schroeder em seu artigo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;