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Mídia americana é acusada de promover violência
Do Diário do Grande ABC
11/09/2000 | 14:18
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A indústria do espetáculo visa de maneira deliberada o público mais jovem, com uma campanha de promoçao de filmes, CD's e videogames reservados aos adultos, segundo um informe da Comissao Federal de Comércio (FTC) publicado nesta segunda-feira.

O princípio de auto-regulamentaçao ao qual se submetiam no passado Hollywood e seus executivos nao se aplica ao caso, de acordo com o informe que defende uma nova tomada de consciência e uma responsabilidade maior por parte dos criadores.

``As empresas da indústria do espetáculo contrariam suas próprias proibiçoes em termos de conteúdo, ao fazer a promoçao de filmes e videogames junto aos jovens', declarou o presidente da FTC, Robert Pitofsky, em coletiva de imprensa, em Washington.

Além da pesquisa de campo, a FTC organizou milhares de páginas de documentos internos, que revelam que a indústria do espetáculo colocou em andamento uma estratégia de marketing que burla habilmente a atual regulamentaçao sobre as limitaçoes de idade e as restriçoes de venda.

O candidato democrata à Casa Branca, Al Gore, por sua vez, criticou a violência na televisao e no cinema e deu um prazo de seis meses a Hollywood e aos executivos do entretenimento para que adotem de maneira voluntária normas nesse sentido.

Em entrevista publicada pelo jornal New York Times, Gore declarou: ``Acho que este é um assunto sério e damos à indústria um prazo de seis meses para adotar de maneira voluntária normas e mecanismos de controle (...) para impedir que os produtos destinados aos adultos cheguem até nossos filhos'.

``Dizemos claramente que esperamos que nossas recomendaçoes sejam adotadas (...), caso contrário estaremos prontos a apoiar medidas mais rígidas para responsabilizar a indústria', prosseguiu o vice-presidente, evocando a possibilidade de ``reforçar as atuais leis, que estao voltadas para a publicaçao mentirosa e enganosa'.




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