Internacional Titulo
Costa do Marfim: Nigéria e Africa do Sul pedem volta do presidente
Do Diário do Grande ABC
25/12/1999 | 18:47
Compartilhar notícia


Os governos da Nigéria e Africa do Sul pediram, neste sábado, a volta ao poder do presidente deposto da Costa do Marfim, Henri Konan Bedié. Ele foi afastado nesta sexta-feira em um golpe de estado.

O governo da França informou que o presidente pediu asilo para uma base militar francesa próximo a Abidjan, capital dessa naçao da Africa ocidental.

``O presidente Badie encontra-se, por próprio pedido, na base do 43º Batalhao de Infantaria de Marinha, em Port Bouet, Abidjan``, disse um porta-voz do ministério das Relaçoes Exteriores, acrescentando que nao tinha informaçoes acerca de uma possível transferência de Bedie para a França.

As autoridades de Paris pretendem reforçar a presença militar na ex-colônia francesa, para garantir a segurança dos cerca de 20 mil cidadaos franceses residentes no país. O Ministério da Defesa anunciou a transferência de cerca de 40 homens em helicóptero desde Libreville, no Gabao, à base de Port Bouet. Outros 300 homens estao previsto para chegar a Dacar, no Senegal, neste sábado, onde deverao se manter a postos para intervir e reforçar uma virtual operaçao militar.

O comunicado divulgado desde Paris pelo governo da França afirma que ``os acontecimentos em Abidjan e a confusao que desencadearam levaram as autoridades franceses a adotar medidas que garantam a segurança dos cidadaos francesas, mediante o reforço da operaçao militar na Costa do Marfim``.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;