Internacional Titulo
UE acaba com parte das sançoes contra a Iugoslávia
Do Diário do Grande ABC
09/10/2000 | 14:02
Compartilhar notícia


A Uniao européia (UE) levantou nesta segunda-feira o embargo petroleiro e aéreo à República Federal da Iugoslávia (RFI, Sérvia e Montenegro), depois da queda do presidente Slobodan Milosevic, substituido desde sábado por Vojislav Kostunica, anunciou o ministro alemao das relaçoes exteriores, Joschka Fischer.

O restante das sançoes, contra pessoas e empresas relacionadas com Milosevic - proibiçao de entrada na UE para as primeiras e bloqueio dos ativos que os segundos possuem na Europa - sao mantidos

. O embargo internacional imposto pela ONU sobre as armas e equipamento capazes de serem utilizados para fins de repressao é uma decisao que compete às Naçoes Unidas.

Os chanceleres também discutiam nesta segunda-feira as ajudas que destinarao à Sérvia para apoiar a democracia e as reformas econômicas, e ajudar a reconstruçao de um país no qual muitas infra-estruturas foram destruídas pelos bombardeios da OTAN entre março e junho de 1999.

O primeiro é a ajuda urgente e humanitária, de entrega rápida, que a Comissao propoe de 240 milhoes de euros para 2001.

A longo prazo, a Comissao propôs uma assistência financeira de dois bilhoes de euros para sete anos, o que nao tinha sido ratificado nem pelos Quinze nem pelo Parlamento.

A Sérvia também poderá ser admitida no Pacto de Estabilidade para os Balcas, programa de apoio aos Estados da regiao balcânica financiado por 40 países e organizaçoes internacionais.

O chanceler francês, Hubert Vedrine, viajará esta terça-feira a Belgrado para informar ao novo presidente Kostunica dessas decisoes e convidá-lo à cúpula européia de Biarritz (sul da França), os dias 13 e 14 de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;