Internacional Titulo
Aumentam pressoes judiciais contra Pinochet
Do Diário do Grande ABC
01/06/2000 | 16:18
Compartilhar notícia


O general Augusto Pinochet, prestes a perder sua imunidade de senador vitalício, o que permitirá seu julgamento por crimes cometidos durante seu regime, enfrenta ainda crescentes pressoes judiciais nao só no Chile, como na Argentina e nos Estados Unidos.

O presidente Ricardo Lagos se encontrará esta sexta-feira em Berlim com seu colega americano Bill Clinton, que é portador de um pedido de 36 congressistas democratas para que o governo chileno dê ``plena colaboraçao' ante um eventual pedido de extradiçao do ex-ditador chileno para os Estados Unidos.

Essa solicitaçao surgiria da reabertura da investigaçao, em Washington, do assassinato do ex-chanceler chileno Orlando Letelier e de sua assistente americana Ronnie Moffitt, em setembro de 1976.

A Corte de Apelaçoes do Chile disse que provavelmente sexta-feira anunciará o fim da imunidade de Pinochet que, se for ratificada pela Corte Suprema, permitirá o julgamento do ex-ditador pelo seqüestro de oposicionistas no começo de seu regime militar, após a derrubada do presidente socialista Salvador Allende, em setembro de 1973.

Além disso, a Suprema Corte autorizou a juíza argentina Maria Servini de Cubria a interrogar no Chile, através de um juiz chileno, o general Eduardo Iturriaga, e dois coronéis do Exército.

A juíza pediu permissao para interrogar os militares por sua suposta participaçao no assassinato do ex-comandante-chefe do Exército chileno general Carlos Pratts e sua mulher, em 1974, na capital argentina. Os dois foram despedaçados por uma bomba colocada em seu carro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;