Nacional Titulo
Garotinho afasta comando do Batalhão de Duque de Caxias
Do Diário OnLine
Com Agências
26/07/2004 | 14:17
Compartilhar notícia


O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, anunciou, nesta segunda-feira, o afastamento do comandante do 15º BPM (Batalhão da Polícia Militar) de Duque de Caxias, tenente-coronel Hiran de Carvalho, e do subcomandante da unidade, tenente-coronel Jaime Teodoro dos Santos. A decisão acontece após as denúncias de que policiais do 15º Batalhão da cidade estariam recebendo propina para liberar kombis e Vans que trafegam em situação irregular.

Garotinho também informou, em entrevista a uma rádio do Rio, que o Batalhão de Duque de Caxias sofrerá modificações nas próximas horas. Segundo ele, além do firme posicionamento do governo contra estes casos, é preciso que haja mudanças legais amparando o desejo do executivo estadual de tirar das polícias Civil e Militar os possíveis focos de corrupção.

“Quando eu era governador exonerei, num ato só, cerca de 600 maus policiais que, através de recurso obtido na Justiça, tiveram de ser reintegrados à corporação. O que aconteceu em Caxias não faz parte da política de segurança, trata-se de desvio de conduta. Agiremos com rigor, como sempre fazemos, contra qualquer policial que não honre a sua profissão”, declarou Garotinho.

As acusações foram levadas ao ar na noite de domingo, no Fantástico (Rede Globo). Segundo as denúncias, os motoristas com documentos vencidos e multas não têm seu veículo apreendido se falarem com os policiais do 15º BPM. Os oficiais cobram um valor, que varia de R$ 150 a R$ 300, para liberar o carro e ainda colocam um adesivo no vidro do veículo, para “avisar” que ele não pode ser parado em blitz. Para conseguir este adesivo, os motoristas pagam uma quantia semanal. Todo o esquema era realizado com a participação de Carvalho e de Santos.

Nesta segunda, o juiz da 4ª Vara Cível de Duque de Caxias, Luiz Alberto Carvalho Alves, informou que a Justiça irá controlar a lista de veículos retirados e liberados na cidade. A lista deverá ser liberada pelo 15º BPM. De acordo com nota enviada na noite deste domingo pelo comandante-geral da PM do Rio, coronel Renato Hottz, serão tomadas todas as medidas legais e administrativas para apurar os fatos.

Garotinho convocou a população a denunciar os maus policiais através do Disque-Denúncia e da Inspetoria de Polícia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;