A européia Airbus se prepara para virar uma página de sua história: o construtor programou para julho de 2007 a despedida de seus A300 e A310, os primeiros aviões construídos pela empresa, para competir com os modelos americanos.
A montagem destes modelos será encerrada após a entrega do último A300-600 --a versão atual do A300-- ainda sob encomenda, anunciou nesta terça-feira o construtor, cujos 80% das ações são da européia EADS e 20% da britânica BAE Systems.
"O programa A300/A310 marcou o ponto de partida do sucesso industrial da Airbus e superou todas as expectativas com 821 encomendas", destacou o presidente da empresa, Gustav Humbert.
O A300, primeiro avião comercial bimotor fuselagem longa, é também o filho mais velho da Airbus.
As encomendas remanescentes deste modelo, que é montado a um ritmo de apenas uma aeronave por mês em Toulouse (França), são de versões para carga.
"Com isso, a Airbus que otimizar a utilização de seus meios de produção", destacou o grupo, que recebeu 1.055 encomendas ano passado.
A prioridade hoje é a fabricação das aeronaves de apenas um corredor A320 (mais de três quartos das encomendas em 2005) e o lançamento dos projetos do avião gigante A380 e longas distâncias A350, que devem voar respectivamente no fim de 2006 e em meados de 2010.
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