Nacional Titulo
Senado bloqueia mensagens para reforma do Código Florestal
Do Diário do Grande ABC
05/05/2000 | 17:15
Compartilhar notícia


Técnicos do serviço de correio eletrônico do Senado bloquearam nesta sexta-feira a chegada de mensagens da campanha SOS Florestas (que está sendo divulgada também no portal do Grupo Estado) enviadas a partir do servidor do WWF. Com o bloqueio, as mensagens enviadas estao sendo ignoradas pelo sistema, que nao as remete aos destinatários. A alegaçao para o bloqueio é que as mensagens estariam congestionando o sistema. No entanto, segundo informou o WWF, até o momento do bloqueio apenas 345 mensagens haviam sido repassadas através do WWF, o que nao seria suficiente para congestionar o servidor do Senado.

O motivo real da "censura", como estao denominando as organizaçoes nao-governamentais (ONGs) envolvidas na campanha, é que esse tipo de mensagem "irrita os assessores dos senadores, que simplesmente as deletam". A campanha virtual, porém, continua através do site do Instituto Socioambiental(www.socioambiental.org/campanhas). Quem enviar pelo WWF, no entanto, nao ficará desprotegido. A organizaçao promete imprimir todas as mensagens e entregar em maos aos senadores.

A Campanha SOS Florestas foi deflagrada no último dia 24 de abril por um grupo de ONGs para que a sociedade manifeste apoio à proposta do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para a reforma do Código Florestal. Essa proposta, defendida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) com apoio das entidades ambientalistas, foi ignorada pela Comissao Mista do Congresso Nacional encarregada de apresentar o projeto, que apresentou texto propondo a reduçao das áreas de preservaçao permanente e reserva legal nas propriedades.

Mas a proposta do Conama ainda está no páreo. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) apresentou formalmente a proposta do conselho para a Comissao Mista como emenda substitutiva ao projeto apresentado, terça-feira, pelo relator, deputado Moacir Micheletto. A votaçao do projeto está marcada para a próxima quarta-feira, embora os defensores da proposta do Conama estejam trabalhando para adiar a votaçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;