Economia Titulo
Artesão de Mauá ganha crédito para se livrar da informalidade
Clarissa Cavalcanti
Do Diário do Grande ABC
07/07/2005 | 08:37
Compartilhar notícia


Acabar com a informalidade no trabalho artesanal de Mauá. Esse é o objetivo do programa de empréstimos do Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), já à disposição dos artesãos da cidade. Os recursos deverão ser aplicados na compra de ferramentas, materiais ou mesmo na formação de capital de giro, tudo com taxa de juros de 1% ao mês. Mauá é o único município da região a firmar convênio com o governo estadual para beneficiar o artesanato local.

Além do empréstimo, o projeto faz o cadastro gratuito dos artesãos no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), e oferece ajuda com emissão de notas fiscais, locais para exposições e venda de produtos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Social do município, Marcos Soares, o próximo passo da Sutaco é formar cooperativas entre os artesãos para fortalecer a categoria e aumentar a renda, além de organizar uma feira de artesanato em Mauá. "A Sutaco é importante para tirar o artesão da informalidade. Ele vai aumentar a renda e até exportar. Além disso, a Prefeitura pode identificar e ter o controle da produção."

O PAT recebe em média 35 artesãos por dia interessados em conhecer o serviço. Até agora, 20 pessoas já estão cadastradas e outras 39 estão em processo de inscrição.

Um dos selecionados é Elcides Alves Vianna, que está bastante animado com o incentivo. "A carteirinha é uma legalização e pode diminuir o preconceito contra quem trabalha com artesanato. É como se fosse uma carteira de trabalho", diz o artesão, que faz artigos esotéricos com material reciclado. Ele acredita que com o cadastro pode ter novas oportunidades de trabalho. "Agora tenho condições de abrir uma loja com o empréstimo. Minha renda vai aumentar."

Égila Ferreira do Santos trabalha com cerâmica e material reciclado para criar xícaras, vasos e potes e viu na Sutaco a possibilidade de transformar o talento em fonte de renda. "Quero viver do artesanato. Estou começando agora, mas pretendo sustentar a minha família com o meu trabalho. A carteirinha vai abrir portas."

Serviço - O artesão interessado no programa da Sutaco deve agendar previamente uma entrevista no PAT; na visita, tem de apresentar algum trabalho próprio. O PAT de Mauá fica na avenida Dom José Gaspar, 81, bairro da Matriz. O horário de funcionamento é das 7h às 16h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;