Política Titulo
Brasil vai pleitear cláusula democrática
Do Diário do Grande ABC
29/08/2000 | 14:34
Compartilhar notícia


Brasil vai pleitear na cúpula presidencial regional quinta-feira, em Brasília, que a América do Sul tenha uma ``cláusula democrática', como o Mercosul, devido aos problemas existentes em várias naçoes da área, afirmou nesta terça-feira o chanceler Luiz Felipe Lampreia ao jornal argentino Clarín.

Declarou-se ``preocupado com a fragilidade do Equador' e pela ``ameaça' que representa dividir com a Colômbia o que definiu como ``a fronteira mais permeável'.

Lembrou que ``houve um problema recente muito grave no Equador e creio que essa questao é importante na medida em que o país está muito afetado pela situaçao da Colômbia. A fronteira mais viva, mais permeável, está precisamente entre os dois países. Desde esse ponto de vista, a maior ameaça reside no território equatoriano'.

Lampreia explicou que ``o que queremos é que nesta reuniao de presidentes se aprove o conceito de uma cláusula democrática para toda América do Sul. Esse será um resultado muito importante, porque representa uma decisao política dos governos'.

Acentuou, igualmente, que ``nenhum país pode descumprir seus compromissos, realizados precisamente com naçoes amigas. Estou convencido de que o Governo do Peru levará em conta esta questao'.

``Nao nos esqueçamos de que o Peru votou a favor de uma resoluçao, na última assembléia da OEA, que o comprometeu a aperfeiçoar sua democracia. Estamos acompanhando de perto a implementaçao desse compromisso. Já há indícios, muito recentes, de que o presidente Alberto Fujimori cumprirá com sua palavra'.

Por outro lado, Lampreia considerou a consagraçao eleitoral de Julio César Franco como vice-presidente do Paraguai ``muito importante. É um momento significativo na democracia paraguaia'.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;