Economia Titulo
Juros altos aumentam custos de produção em cerca de 10%
Do Diário OnLine
15/05/2002 | 20:04
Compartilhar notícia


As altas taxas de juros aplicadas sobre as indústrias brasileiras elevam em cerca de 10,3% o custo final dos produtos, segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas a pedido da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

De acordo com o diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, Mário Bernardini, a taxa que as empresas pagam atualmente é de cerca de 45% (considerando a Selic mais o spread bancário). Isso provoca um impacto médio de 10,3% sobre o custo dos produtos. Em alguns setores, como o açucareiro, entretanto, esse impacto salta para 27,77%.

Para Bernardini, as altas taxas também fazem com que as indústrias brasileiras saiam em desvantagem diante das empresas estrangeiras. "É como colocar dois corredores em uma disputa de 100 metros rasos e dar a um deles uma mochila de 20 quilos. E se ele não ganhar, dizer que não é competitivo", exemplificou.

Um das saídas, segundo ele, seria a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil reduzirem seus spreads bancários cobrados atualmente. "Eles acabariam forçando todo o mercado financeiro a seguir o mesmo exemplo e ainda continuariam ganhando dinheiro", sugeriu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;