Política Titulo
Jornal francês destaca risco de o PT perder em S.Paulo e Porto Alegre
Do Diário OnLine
27/10/2004 | 15:40
Compartilhar notícia


A edição desta quarta-feira do tradicional jornal francês Le Monde traz uma extensa matéria que fala sobre os riscos de o PT perder o 2º turno das eleições municipais em São Paulo, onde a prefeita Marta Suplicy está atrás de José Serra (PSDB) nas pesquisas, e Porto Alegre, onde Raul Pont enfrenta José Fogaça (PPS). O texto afirma que as duas disputas, em "cidades simbólicas" do país, se mostram "mais duras que o previsto" para os candidatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No caso de São Paulo, a matéria do Le Monde destaca os erros dos institutos de pesquisas, que apontavam uma disputa equilibrada entre Marta e Serra no 1º turno, que acabou vencido pelo tucano por oito pontos de diferença – quase meio milhão de votos. Na rodada decisiva, acrescenta a reportagem, as pesquisas de opinião apontam vitória de Serra com uma margem que varia de 10 a 14 pontos.

O jornal francês fala ainda sobre a importância que os votos recebidos pelo ex-prefeito Paulo Maluf no 1º turno ganharam para o PT na corrida para tentar reverter a desvantagem de Marta. Até mesmo as acusações do PT contra o vice de Serra, o deputado federal Gilberto Kassab (PFL), são citadas na matéria.

"Mesmo se o PT reforçar sua inserção local nos 44 municípios com mais de 200 mil eleitores onde haverá o segundo turno, o valor altamente simbólico de São Paulo e Porto Alegre comprometerá seu avanço", conclui o texto do Le Monde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;