Economia Titulo
Associação de engenheiros da Petrobras critica sucroalcooleiros
Da Agência Brasil
19/02/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A importação de gasolina pela Petrobras, depois de quase 40 anos de autonomia - sob o pretexto do excesso de chuvas na Região Sudeste e do uso de boa parte da safra de cana para fabricação de açúcar, o que afetou a produção de álcool combustível - acendeu a luz de alerta no gabinete do presidente da Aepet (Associação dos Engenheiros da Petrobras), engenheiro Fernando Siqueira. "Não é uma compra significativa, mas evidencia a falta de confiabilidade do mercado consumidor no pessoal que produz etanol no Brasil."

Siqueira mostra profundo desapontamento com os produtores do setor sucroalcooleiro. "A sorte deles é o surgimento do carro flex, senão o a álcool, que já respondeu por 95% do mercado nacional, teria desaparecido", diz, sem esconder a decepção com a cadeia produtiva do açúcar e do álcool.

A iniciativa da Petrobras, na sua opinião, é pontual e representa a compra de 2 milhões de barris produzidos na Venezuela, menos de 3% da produção nacional diária. Segundo nota da empresa, "para os meses subsequentes, a Petrobras está avaliando a necessidade de importação e, se existente, estimará o volume a ser importado."

A gasolina importada faz parte do esforço para baixar o preço do etanol no mercado interno, porque as sucessivas altas afugentaram o consumidor que tem a opção de abastecer o tanque do carro com gasolina.

Em 11 de janeiro, o governo já havia reduzido de 25% para 20% a adição de etanol anidro na gasolina para "amenizar a disparada de preços", segundo o Ministério de Minas e Energia. "A questão é que o Brasil tem um mercado cativo de álcool combustível, mas não tem visão estratégica", reclama o presidente da Aepet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;