Economia Titulo
Grã-Bretanha enfrentará a 1ª greve de bombeiros em 25 anos
Da AFP
13/11/2002 | 15:21
Compartilhar notícia


A Grã-Bretanha enfrentará nesta quarta-feira a primeira greve nacional de bombeiros em 25 anos, vendo-se obrigada a mobilizar 19 mil soldados no momento em que se prepara para uma possível guerra com o Iraque e é um alvo potencial de atentados.

Dezenove mil soldados do Exército foram mobilizados para substituir os 50 mil bombeiros britânicos que vão começar uma greve às 15h de Brasília, anunciou o Ministério da Defesa. Também foram mobilizados 827 Green Goddesses, ou Deusas Verdes, veículos dos anos 50 menos equipados que os tradicionais caminhões vermelhos.

Uma outra greve, de bombeiros e agentes de segurança dos aeroportos, deverá afetar a partir do dia 28 Heathrow, Gatwick e Stansted, nos arredores da capital, assim como Southampton (Sul da Inglaterra), Aberdeen, Glasgow e Edimburgo (Escócia). A greve nos aeroportos deverá continuar nos dias 2, 10, 15 e 23 de dezembro, além de 2 de janeiro.

O sindicato Fire Brigades Union (FBU) convocou 50 mil bombeiros do país a um primeiro movimento de greve de 48 horas, seguido de três séries de oito dias de greve a partir de 22 de novembro, 4 e 16 de dezembro. O FBU rejeitou a última oferta das autoridades locais: um aumento salarial de 11% em dois anos em troca de modificações importantes no trabalho dos bombeiros, que exigem um aumento de 40%.

A última grande mobilização social dos bombeiros britânicos, em 1977, durou nove semanas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;