Nacional Titulo
Marcha gay em Brasília marca data de combate à homofobia
Do Diário do Grande ABC
Com Agência Brasil
19/05/2010 | 08:35
Compartilhar notícia


Acontece hoje o primeiro Grito Nacional contra a Homofobia, em Brasília. A concentração será a partir das 9h, no gramado da Esplanada dos Ministérios, em frente à Catedral Metropolitana.

A manifestação foi convocada pela ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Segundo os organizadores, são esperados pelo menos 3.000 manifestantes de 237 organizações de todo o País afiliadas da entidade.

A marcha ocorre dois dias depois da data mundial de combate ao preconceito contra os gays. Em 17 de maio de 1990 a OMS (Organização Mundial da Saúde) retirou o termo ‘homossexualismo' da lista internacional de doenças.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar, neste mês, decreto que cria o Dia Nacional de Combate à Homofobia na data internacional. A decisão faz parte das ações federais voltadas para os LGBT. Na segunda-feira, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, assinou decreto que regulamenta o uso do nome social dos transexuais em todos níveis da administração federal.

"Além disso, temos que comemorar que não houve nenhuma mudança no Programa Nacional de Direitos Humanos na parte referente aos direitos de homossexuais", declarou Lena Peres, diretora de Promoção de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República durante 7º Seminário LGBT, no Congresso Nacional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;