Internacional Titulo
Sul-coreanos pedem vingança após 'Cheonan'
Da AFP
27/05/2010 | 08:47
Compartilhar notícia


Quase 10 mil pessoas pediram nesta quinta-feira, em Seul (Coreia do Sul), uma resposta ao afundamento da corveta "Cheonan", que, segundo uma investigação internacional, foi provocado por um torpedo do vizinho do Norte.

Os manifestantes queimaram uma bandeira norte-coreana e pediram ao governo uma punição aos membros da oposição ao presidente Lee Myung-Bak, que questionam as conclusões da investigação.

"Morra Kim Jong-Il", gritavam os manifestantes, em referência ao líder norte-coreano, filho e sucessor do fundador, em 1948, da República Popular Democrática da Coreia, Kim Il-Sung.

A nova crise entre os dois países, separados desde o fim da Guerra da Coreia (1950-53), foi provocada pela publicação, na semana passada, dos resultados de uma investigação internacional que estabeleceu que a corveta sul-coreana "Cheonan" foi afundada por um torpedo norte-coreano. Quarenta e seis marinheiros sul-coreanos morreram no afundamento do navio.

O Exército norte-coreano anunciou nesta quinta-feira o fim do acordo destinado a prevenir confrontos armados com a Coreia do Sul, em um contexto de crise profunda na península.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;