Internacional Titulo
Sharon diz que oposiçao tentará derrubar Barak
Do Diário do Grande ABC
31/10/2000 | 15:14
Compartilhar notícia


O chefe da oposiçao de direita israelense, Ariel Sharon, proclamou, falando à rádio israelense esta terça-feira sua intençao de ``fazer de tudo para derrubar o gabinete' de Ehud Barak depois do fracasso das negociaçoes para a formaçao de um governo de emergência nacional.

Na véspera, Barak, que já nao possui uma maioria no Parlamento, obteve uma prorrogaçao de um mês da questao por parte do partido ultra-ortodoxo Shass (17 deputados).

``A credibilidade do primeiro-ministro foi gravemente impugnada (...) Barak afrontou o Estado de Israel ao negar-se a promover a unidade do povo judeu, indispensável para fazer frente à guerra de desgate dirigida por (o presidente palestino) Yasser Arafat ', acrescentou Sharon, que também criticou o fato de que o primeiro-ministro ``continua apoiando o programa de Camp David, que o Likud (o partido de Sharon) nao pode aceitar, pois se trata de dividir Jerusalém, de sair do vale do Jordao e de permitir o regresso dos refugiados palestinos a Israel'.

Segundo a imprensa israelense, Barak estava disposto a discutir, durante a fracassada cúpula de Camp David (realizada nos Estados Unidos de 11 a 25 de julho passado), a transferência de controle de uma parte dos bairros árabes de Jerusalém para a Autoridade palestina em troca de uma retirada de praticamente todo o vale do Jordao, o direito de regresso dos refugiados e um desmantelamento das colônias isoladas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;