Economia Titulo
Brasil cai para 15ª posição em ranking econômico
Do Diário OnLine
31/03/2004 | 14:47
Compartilhar notícia


O Brasil caiu da 12ª para a 15ª posição entre as maiores economias do mundo em 2003, segundo relatório da empresa de consultoria Global Invest. Dos 16 países pesquisados, o Brasil, que em 1998 ocupava a 8ª posição, só ficou à frente da Rússia.

Segundo a pesquisa, caso a Rússia mantenha a média de crescimento observada nos últimos quatro anos, de 6% ao ano, o país poderá passar o Brasil em 2005 ou 2006. O Brasil é o país que mais perdeu posições no ranking. Desde 1998, já foi ultrapassado pelo Canadá, Espanha, México, Holanda, Índia, Austrália e Coréia do Sul.

O ranking do ano passado foi liderado pelos Estados Unidos, Japão e Alemanha. A mudança mais significativa ocorreu com a Índia, que passou da 14ª para a 12ª posição. Isso aconteceu graças ao crescimento do setor agrícola, que subiu 17% no ano passado.

De acordo com a Global Invest, a perda de posições decorre do baixo crescimento econômico. Desde 98, o país cresceu, em média, 1,4% ao ano. No ranking da taxa de aumento do PIB (Produto Interno Bruto), com 178 países, o Brasil ocupa a 164ª posição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;