Turismo Titulo
Natureza mistura-se à herança austríaca na bela Treze Tílias
Márcia Pinna Raspanti
Do Diário do Grande ABC
27/03/2002 | 18:58
Compartilhar notícia


Treze Tílias, situada a 456 km de Florianópolis, capital de Santa Catarina, é uma alternativa para quem gosta de estar perto da natureza, mas ainda não tem grande familiaridade com os esportes radicais. Trilhas ecológicas, cascatas, lagos, equitação e passeios por pequenas propriedades rurais são algumas das atrações da cidade fundada por imigrantes austríacos.

O visitante pode entrar em contato com os guias locais nos hotéis da cidade ou na agência Tílias Tour (0XX49 537-0042) para conhecer os roteiros existentes ou fazer um city tour. A caminhada até a Capela Dreizehnlinder é muito procurada pelos turistas, que podem escolher entre várias opções de trilhas. São cerca de 2,5 km pela mata, com saída do Treze Tílias Park Hotel. Quem quiser um percurso mais difícil pode fazer o mesmo passeio pela trilha da Cascata, que exige um maior preparo físico.

Quem se atrever a enfrentar a mata pode ainda apreciar a cascata Frozza, uma das belezas naturais da região. A cascata fica perto do Lago Schaupenlehner, onde funciona um camping de mesmo nome e uma lanchonete.

Uma caminhada bastante agradável é a trilha da Gruta Babemberg, que fica a 7 km do Centro, local onde os imigrantes se instalaram inicialmente e construíram a primeira igreja de Treze Tílias. O turista pode apreciar a mata e os lagos, e ainda percorrer a via sacra, que leva à gruta, onde está uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Seguir a pé até a comunidade italiana Linha Pinhal é outra boa opção. Além da caminhada, o turista pode ainda entrar em contato com a cultura italiana, apreciar a sua culinária, artesanato e música. O local conta com uma cantina que oferece bons vinhos, produzidos pelos moradores, além de queijos, salame e outros tipos de frios.

As propriedades rurais são uma atração à parte, como o Sítio Palmeiras (0XX49 537-0026), que possui ampla área de lazer, com lagos, quadras esportivas e trilhas. É possível também almoçar no local, desde que a reserva seja feita com antecedência.

Estilo Tirolês – Treze Tílias, fundada em 1933, preserva vários aspectos culturais trazidos pelos imigrantes austríacos. A arquitetura da maioria das casas do município é típica dos Alpes do Tirol. O turista não vai se arrepender se dedicar um tempo da sua estada para conhecer a cidade e seus principais pontos turísticos.

A igreja Matriz, no centro, é um exemplo típico do estilo tirolês e possui várias obras esculpidas em madeira. O Castelinho, construído em 1936 pelo ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, é outro prédio que chama a atenção pela arquitetura.

Para conhecer um pouco da história da cidade, a melhor alternativa é visitar o Museu do Imigrante, repleto de objetos e utensílios dos fundadores austríacos. Treze Tílias oferece ainda vários pequenos hotéis e pousadas, além de restaurantes típicos.

Os imigrantes conservam os hábitos alimentares austríacos, com influência das cozinhas húngara e alemã. Os pratos tradicionais são preparados de acordo com as receitas originais, como o goulash (ensopado de carne bovina) servido com spatzle (pequenas porções de massa à base de farinha, ovos e creme de leite). O turista pode experimentar ainda salsichas e sopas de legumes e cevada.

Na área rural de Treze Tílias, a culinária sofre grande influência italiana. Existe a produção artesanal de vinhos, massas e frios. As casas são de madeira, com jardins repletos de hortênsias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;