Cultura & Lazer Titulo
Tintin completa 70 anos e continua tao jovem quanto antes
Do Diário do Grande ABC
07/01/1999 | 16:28
Compartilhar notícia


Tintin, o jovem repórter que é o astro dos quadrinhos europeus, comemora seus 70 anos com uma reediçao do álbum Tintin no país dos Soviets, aventura na qual seu criador, o desenhista belga Hergé, deu vida ao herói pela primeira vez.

Tintin, a quem Charles de Gaulle considerava seu ``único rival internacional', nasceu em 10 de janeiro de 1929 com a publicaçao da revista católica belga Le Petit Vingtieme. Hergé tinha entao apenas 21 anos e decidiu enviar seu recém-criado personagem numa reportagem na antiga URSS.

Casterman, o editor belga de Hergé, celebra este aniversário publicando esta semana o facsímile da ediçao original da ediçao em preto e branco desse álbum maniqueísta e ingênuo, que o próprio autor desautorizou mais tarde, por considerá-lo ``graficamente muito limitado e politicamente sectário'. Tintin no país dos Soviets conta as peripécia do herói entre os ``malvados bolcheviques' e foi classificado de ``anticomunista primário'.

A reediçao do álbum, que o Partido Comunista Francês denunciou, em 1981, como uma ``grosseira carga antisoviética', ainda cria fortes reaçoes.

O jornal do PCF, L'Humanité Hebdo, já questinou a pertinência de ``reabilitar' esse primeiro trabalho de Hergé, embora tenha reconhecido que esse quadrinho nao será visto da mesma maneira que foi na época de seu lançamento original.

Outras personalidades, por sua vez, como o historiador de direita Emmanuel Le Roy Ladurie, parabenizou a ``prodigiosa intuiçao' de Hergé, que ``compreendeu perfeitamente o mecanismo do sistema ultrapolicial da URSS'.

Com o lançamento de Tintin no Congo, em 1930, e Tintin na América, em 1931, o traço do personagem fica cada vez mais elaborado e os roteiros sao enriquecidos com o aparecimento de uma série de divertidos personagens, além de Milú, o inseparável caozinho do herói: os irmaos Dupond e Dupont, o capitao Haddock, o sábio professor Tournesol, o fiel mordomo Nestor e a diva do canto Castafiore.

Tintin no país dos Soviets faz parte da série de 22 álbuns de Hergé já reeditados, aos quais falta acrescentar o nao concluído Tintin et l'Alph-Art, publicado depois da morte do desenhista, em 3 de março de 1983.

Traduzido para 58 idiomas e com três milhoes de exemplares vendidos anualmene no mundo inteiro, as aventuras de Tintin parecem atravessar os tempos sem envelhecer. Já apresentado em forma de desenho animado, a ``Tintinmania' chegou ao mercado da arte, onde os desenhos originais sao vendidos a preços altíssimos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;