Política Titulo
Câmara proíbe caminhoes de parar na rua
Gislayne Jacinto
Da Redaçao
24/03/1999 | 21:28
Compartilhar notícia


A Câmara Municipal de Santo André aprovou, terça à noite, projeto dos vereadores Virgílio do Prado (PDT) e Sargento Geraldo Juliano (sem partido) que proíbe veículos de grande porte (caminhao, ônibus, carretas etc.) de estacionar nas vias públicas da cidade a partir das 18h. Já existe uma lei municipal que restringe o estacionamento, mas só nos itinerários de ônibus.

O projeto, que ainda terá de ser sancionado pelo prefeito Celso Daniel, causou polêmica na Câmara. O vereador Antonio Leite (PT), autor da primeira lei, considerou a matéria "rigorosa demais". Ele se absteve de votar. O vereador Carlos Augusto (PT) também apresentou restriçoes. Segundo ele, a Prefeitura nao terá como fiscalizar todas as vias da cidade. "Fica quase impossível ter tantos fiscais para garantir o cumprimento da lei."

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do ABC, Antonio de Oliveira Ferreira, desconhecia o projeto. Ele disse que vai se informar melhor sobre a lei para depois contestá-lo. Para Ferreira, a medida vai causar transtorno para a sua categoria. "Antes de proibir, o Poder Público deveria oferecer opçoes."

O caminhoneiro José Manoel Gernano disse que o seu caminhao nao fica estacionado na rua, mas criticou o que chamou de "precipitaçao" por parte dos vereadores. "Acho que antes eles deveriam ter chamado os caminhoneiros para discutir o assunto."

Juliano discorda. Ele acha que, se os caminhoneiros estivessem interessados no projeto, eles teriam procurado a Câmara antes da aprovaçao. Juliano afirmou que todos os veículos de grande porte precisam ter um local específico para estacionar. "Pode ser numa garagem, em um terreno baldio", afirmou o vereador, lembrando que a multa aos infratores é de 300 Ufirs (Unidades Fiscais de Referência).

Para o vereador, caminhoes estacionados em vias públicas provocam acidentes. Bernardete Albuquerque foi uma das vítimas. No ano passado, ao passar pela rua Varsóvia, acabou entrando com o seu veículo na traseira de um caminhao. "A rua tinha pouca iluminaçao", afirmou, ao aprovar o projeto. Maria Devienne, outra moradora da rua Varsóvia, também aprovou o projeto. Ela disse que os caminhoes atrapalham o tráfego e a segurança da rua.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;