Economia Titulo
Boato sobre demissão de Meirelles derruba Bovespa
Do Diário OnLine
04/02/2004 | 20:25
Compartilhar notícia


Pressionada por um boato de que o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, teria pedido demissão, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) voltou a cair e encerrou o pregão desta quarta-feira com desvalorização de 2,68%, com o seu principal índice, o Ibovespa, aos 21.684 pontos. O volume financeiro somou R$ 1,225 bilhão.

A assessoria de imprensa do Banco Central negou o pedido de demissão. Segundo o comunicado, Meirelles disse que os boatos são uma bobagem e que continua trabalhando normalmente. A história da demissão do presidente do BC teria surgido em Nova York e provocado rumores nas mesas de operação do mercado financeiro brasileiro.

Segundo os boatos, Meirelles teria se incomodado com a bem-recebida entrevista do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, sobre a curva da taxa básica de juros da economia.

Durante a manhã, o mercado operou otimista com a divulgação do IPC da Fipe de janeiro, que ficou em 0,65%. O índice está abaixo do estimado pelos analistas, que esperavam um aumento dos preços em torno de 0,70%. Porém, logo após os boatos sobre Meirelles, uma hora antes do encerramento do pregão, a bolsa paulista inverteu a tendência e despencou. Os resultados negativos apresentados pelas bolsas internacionais também contribuíram para a queda da Bovespa.

A Telemar, carro-chefe do mercado acionário de São Paulo, caiu 4,24%. Entre as 54 ações que fazem parte do Ibovespa, as altas ficaram com a Usiminas PNA (3,2%) e Vale do Rio Doce ON (2,5%). Já as maiores baixas foram da Eletropaulo PN (9,1%) e Usiminas PNA (6,8%).

Risco e títulos - O risco-país, termômetro da desconfiança dos investidores estrangeiros na economia brasileira, encerrou a sessão desta sexta com alta de 1,56%, aos 519 pontos-base. Quanto maior é o indicador, mais elevada é a perspectiva do mercado externo de que o Brasil poderá decretar o calote em seus compromissos. Já o C-Bond, principal título da dívida externa brasileira, registrou uma queda de 0,70%, cotado a 97,125% de seu valor de face.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;