Cultura & Lazer Titulo
Detergente limpa manchas de petróleo
Tatiane Leal
Ciência Hoje/RJ
16/11/2009 | 07:05
Compartilhar notícia


Os graves problemas ambientais causados pelos derramamentos de óleo no mar e em terra estão mais próximos de uma solução. Pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) desenvolveram um tipo de detergente totalmente biodegradável que limpa o petróleo. Foi inaugurada em julho, no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), a primeira unidade do País para produção em larga escala do detergente, que utiliza micro-organismos do ambiente para degradar o petróleo derramado.

O detergente é produzido naturalmente pela fermentação aeróbia de bactérias do gênero Pseudomonas, originárias de poços de petróleo.

"O detergente que essas bactérias produzem facilita seu acesso às longas cadeias de carbono do petróleo, sua única fonte de energia dentro dos poços", explica o engenheiro químico Frederico Kronemberger, da Coppe.

É assim que o detergente agirá no solo ou no mar, onde houver derramamento de óleo: micro-organismos que não o produzem naturalmente vão utilizá-lo para ter acesso às longas cadeias de carbono do petróleo e consumir esse poluente. Depois, o próprio detergente será consumido, já que é biodegradável, e a área volta a ficar limpa.

TESTES EM CAMPO - Com a inauguração da Unidade Piloto, serão fabricados 200 litros do detergente por semana. Agora, os pesquisadores poderão realizar testes em campo para determinar qual a concentração de produto necessária para aplicar na terra e no mar. Segundo Kronemberger, os exames serão feitos até o início de 2010.

O engenheiro químico explica que os procedimentos adotados hoje para limpar um derramamento de óleo são insuficientes. Quando há um acidente no mar, a região contaminada é isolada por boias e, depois, drenada. O petróleo que sobra fica na água. No solo, a área atingida é levada para um aterro ou tratada em estações químicas.

"O problema é somente transferido de local, e não solucionado", afirma Kronemberger. "Além disso, o uso de um detergente químico cria outro problema, já que, não sendo biodegradável, permanece no ambiente", completa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;