Política Titulo
Juízes criticam declaração de Lula sobre reforma trabalhista
Do Diário OnLine
Com Agências
13/02/2004 | 14:15
Compartilhar notícia


Os juízes do Trabalho criticaram nesta sexta-feira as declarações dadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta sobre a reforma trabalhista. Para o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Grijalbo Fernandes Coutinho, o presidente mostrou com sua fala que defende a redução dos direitos do trabalhador.

“Ao declarar que apenas as férias de 30 dias não podem ser negociadas na reforma trabalhista que será encaminhada ao Congresso Nacional no ano de 2005, o presidente Lula revela sua verdadeira intenção em reduzir os direitos dos trabalhadores hoje assegurados pela Constituição Federal e pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), contrariando todas as expectativas que foram criadas em torno do seu governo”, afirmou em documento divulgado à imprensa.

Coutinho reclamou do fato de Lula, ex-sindicalista e visto como representante dos trabalhadores, ter defendido ações que atendem aos “setores privilegiados”. Ele ressaltou que este tipo de flexibilização não gera emprego.

“A usurpação de direitos conquistados a duras penas pelos trabalhadores, alguns inclusive com a participação decisiva do movimento sindical do ABC paulista dos anos 70 e 80, o qual teve como líder o nosso atual presidente, não cria qualquer posto de trabalho, nem melhora as condições de labor”. Coutinho citou como exemplo países como a França e Itália, que após a excessiva flexibilização começaram a fortalecer a posição do estado na intermediação entre o capital e o trabalho.

Para o magistrado, essas declarações de Lula confirmam que a preocupação exagerada do governo com o mercado tem levado à perda de sua referência histórica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;